Fim de semana: alertas para as regiões Sudeste e Nordeste

O primeiro fim de semana do Outono será de contraste no Brasil. O tempo seco irá predominar em boa parte do país. Um sistema de baixa pressão deixa em alerta Região Nordeste e o estado do Espírito Santo.

No primeiro fim de semana do Outono, a presença de um ciclone deixa em alerta o Nordeste e do Sudeste.

Nos próximos dias uma massa de ar seco e frio estará atuante sobre boa parte do Brasil. No entanto, um sistema de baixa pressão passa a se formar no oceano, próximo a costa no estado do Espírito Santo e da Bahia, trazendo condições bastante adversas para a região. Já no litoral norte do país, a ZCIT continua a provocar chuvas volumosas.

Previsão do tempo

Neste sábado (23) o tempo firme predomina em toda a Região Sul, com sol entre nuvens no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná. Mais para o fim da tarde e noite há previsão de chuva bastante fraca nas áreas litorâneas desses estados. Temperaturas ficam agradáveis ao longo do dia.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, previsão de tempo para o Mato Grosso do Sul, estado de São Paulo, Rio de Janeiro e metade sul de Minas Gerais. No norte do Mato Grosso, o tempo fica instável com previsão de chuva ao longo do dia, que ocorre com maior intensidade na parte da tarde. Nas demais áreas de Minas Gerais, o tempo fica nublado com ocorrência de chuva fraca e isolada pela manhã. No Espírito Santo, dia nublado com chuva fraca a moderada ao longo do dia. Devido à presença do sistema de baixa pressão, o alerta fica para mar agitado e ventos intensos.

Esse mesmo sistema influencia o tempo no Nordeste, trazendo risco de chuva volumosa no leste da Bahia, com maiores volumes para a região metropolitana de Salvador e regiões próximas. Essas condições passam a valer desde a tarde desta sexta-feira (22). No restante da Região, o tempo fica instável com previsão de chuva ao longo do dia, com chuvas de moderada a forte intensidade ocorrendo na parte da tarde.

No domingo (24) sem grandes mudanças. O tempo firme predomina sobre toda a Região Sul e boa parte do Centro-Oeste e do Sudeste. Previsão de chuva apenas para o norte do Mato Grosso, que ocorre ao longo do dia, e para o norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde o dia fica nublado com ocorrência de chuva fraca e isolada ao longo do dia. Atenção ainda para ventos intensos e mar agitado para o Espírito Santo.

O sistema de baixa pressão se afasta para o oceano, mas ainda pode provocar transtornos no Nordeste. Atenção para o leste da Bahia, onde são esperadas chuvas volumosas e ventos intensos próximo ao litoral. O mar também continua agitado. Nas demais áreas da Região, previsão de chuva já pela manhã, ocorrendo com fraca intensidade e de forma isolada. Na parte da tarde, há risco para temporais.