Semana marcada por chuvas volumosas e pela forte massa de ar frio

Já no início desta semana uma frente fria se forma e consegue avançar pelo país provocando chuvas com potencial de temporais. Destaque maior ainda para a massa de ar frio mais intensa até o momento e para a queda das temperaturas.

Primeira semana de Maio com risco de geada
Uma frente fria consegue atuar de forma continental e provocar chuvas torrenciais. Destaque para intensa massa de ar frio e para a formação de geada.

Até o momento o Outono de 2020 vem se mostrando uma estação amena no Centro-Sul, com a atuação das primeira massas de ar frio mais intensas que conseguiram avançar até parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Na primeira quinzena de Abril houveram registros de geada, porém, ainda restritas às localidades mais elevadas da Região Sul.

Agora, nesta primeira semana de Maio, uma frente fria se forma e consegue atuar de forma continental e a provocar mudanças nas condições do tempo em boa parte do país, principalmente, devido ao avanço de uma forte massa de ar frio que irá derrubar as temperaturas, proporcionando os dias mais frios até o momento.

Destaques e alertas para a semana

Na segunda-feira (04), a atmosfera já dá indícios de mudanças na Região Sul. Uma região de cavado, extensão de uma baixa pressão ao norte da Argentina, contribui para ao aumento da nebulosidade na metade oeste do Rio Grande do Sul e no extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná. A partir do fim da manhã há previsão de chuvas de fraca à moderada intensidade no extremo oeste gaúcho e, a partir do fim da tarde e durante a noite, as instabilidades se desenvolvem levando potencial para temporais na metade sul, oeste e noroeste do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre e na Serra Gaúcha as chuvas intensas ocorrem durante a madrugada do dia seguinte.

No restante do país, chuvas apenas no extremo norte devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e com fraca intensidade no leste da Bahia. No Sudeste, nos estado de Minas Gerais e no Espírito Santo, o dia fica nublado sem previsão de chuva. Já no estado de São Paulo e no Rio de Janeiro, o tempo firme predomina com temperaturas amenas ao longo do dia e sensação de frio pela manhã e a partir do fim do dia.

Na terça-feira (05), a região de cavado evolui para uma frente fria e pela manhã há previsão de chuva fraca no norte do Rio Grande do Sul, sul e meio-oeste de Santa Catarina. A partir da tarde as chuvas aumentam nessas áreas e se espalham por todo o território catarinense, atingindo também o oeste e sudoeste do Paraná, principalmente durante a noite. Já para o restante do país, sem nenhuma novidade.

Na quarta-feira (06), é o dia da grande mudança. A frente fria ganha intensidade e chuvas torrenciais atingem já no início da manhã o centro-norte de Santa Catarina, todo o estado do Paraná, centro-sul e oeste do Mato Grosso do Sul e o sudoeste do Mato Grosso. Há potencial para transtornos como alagamentos e inundações. Até o fim da manhã as chuvas continuam com moderada à forte intensidade no norte catarinense e no centro-leste do Paraná.

Entenda mais sobre massas de ar: O que são massas de ar?

Na parte da tarde a frente fria passa a atuar em São Paulo, com previsão de chuvas moderadas apenas no leste do estado e de fraca intensidade nas demais regiões. Já no Mato Grosso, chuvas volumosas se espalham por toda à metade sul e oeste do estado. Destaque também para massa de ar frio que já atua desde o Rio Grande do Sul até o oeste do Mato Grosso do Sul, provocando sensação de frio intensificada pelo ventos de sul.

Na quinta-feira (07), a massa de ar frio já atua em praticamente todo o Centro-Sul, com tempo firme, ensolarado e frio desde o Rio Grande do Sul até o noroeste paulista e o norte do Mato Grosso do Sul. Há potencial para formação de geada fraca na Campanha, Norte e Serra do Rio Grande do Sul, Planalto, Oeste e Serra de Santa Catarina, Sul e Oeste do Paraná.

No restante das regiões Sudeste e Centro-Oeste, tempo nublado, frio e com chuva alternando de intensidade ao longo do dia entre fraca e moderada. Os maiores volumes são esperados para o estado de Minas Gerais e do Espírito Santo. No sul da Bahia, o sistema chega por volta do fim da tarde e há potencial para transtornos devido às chuvas mais intensas.

Na sexta-feira (08), os ventos de sul conseguem transportar o ar mais frio até o oeste da Região Norte, provocando a primeira friagem do ano. O tempo firme predomina em todo o Centro-Sul e boa parte da porção Central do país. Chance para a ocorrência de geada fraca no norte e noroeste do Rio Grande do Sul, no Planalto e Serra Catarinenses e no sul do Paraná. Já no sul da Bahia e no norte dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, a frente fria se mantém atuante e o dia fica chuvoso, com alerta para transtornos por conta dos volumes elevados.