Semana inicia com bastante chuva e risco de tempestades na Região Sul

Após um fim de semana instável e com ocorrências de chuvas e tempestades nos três estados do Sul do país, o início da semana traz condições para eventos mais intensos que podem provocar alagamentos e inundações.

alerta tempestades
Tempo instável se mantém sobre os estados da Região Sul. Há previsão de volumes elevados e ocorrência de tempestades.

No último fim de semana o avanço de uma frente fria provocou tempestades e chuvas de volume mediano de no máximo 45 mm no oeste do Rio Grande do Sul. No entanto, o destaque ficou para os ventos provocados pela mudança do tempo no território gaúcho, com rajadas que atingiram os 86 km/h na Região Central, resultando em destelhamentos, quedas de postes e árvores. Já na região metropolitana de Porto Alegre, as rajadas atingiram no máximo 70 km/h, mas sendo o suficiente para haver a obstrução de algumas vias pela queda de árvores.

Apesar do surgimento de células de tempestades isoladas em Santa Catarina e no Paraná, não houve registro de estragos ou transtornos nesses estados, onde a precipitação não proporcionou acumulados expressivos, ao máximo 30 mm no oeste paranaense.

Neste início de semana, uma região de cavado, extensão de uma baixa pressão no Paraguai, contribui para a manutenção do tempo instável e o potencial para chuvas mais volumosas e tempestades.

Alerta e volume da precipitação

Nesta segunda-feira (07), o dia começa com muita chuva entre Santa Catarina e Paraná, com intensidade de moderada a forte entre Florianópolis e o norte catarinense, sul, leste, oeste e noroeste paranaenses. No norte do Rio Grande do Sul também há potencial para eventos mais intensos de precipitação.

No decorrer da manhã, as chuvas intensas continuam e deixam em alerta a região metropolitana de Florianópolis e o sul do Paraná, incluindo a região metropolitana de Curitiba, para alagamentos e até mesmo inundações.

Nas próximas 48 horas os acumulados podem superar o 100 mm no leste de Santa Catarina, no oeste, sul e leste do Paraná.

A partir da tarde, os núcleos de chuvas mais intensas se tornam mais isolados e na maior parte entre o norte do Rio Grande do Sul, estados de Santa Catarina e do Paraná chove com fraca intensidade. No entanto, no norte catarinense e leste paranaense, a chuva se mantém com moderada intensidade até o período da noite.

Na terça-feira (08), a região de cavado se estende até o Rio Grande do Sul deixando o tempo instável em praticamente toda a Região Sul.

Pela manhã, chuvas de moderada a forte intensidade sobre o centro-leste gaúcho, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre e região serrana, e norte do Paraná. Em Santa Catarina, chove de forma mais isolada e fraca.

A partir da tarde, as chuvas se tornam mais abrangentes e intensas no norte e metade leste do Rio Grande do Sul, em todas as regiões catarinenses e no sul, leste e norte do Paraná.

Por volta do fim do dia e durante a noite, há alerta de chuvas volumosas e tempestades no leste e nordeste do Rio Grande do Sul, na porção central, leste e norte de Santa Catarina e no leste do Paraná. Condição esta que se estende pela madrugada no noroeste gaúcho e no sul catarinense.