Semana de muita chuva e temporais em boa parte do Centro-Sul

Para os dias que antecedem a primavera muita chuva e nebulosidade para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Há potencial para temporais e queda de granizo em algumas localidades.

A última semana de inverno será bastante úmida, risco para temporais e granizo no Centro-Sul.

Nesta segunda-feira (17) o tempo segue nublado e com chuva em todo o Centro-Sul do país. Na Região Sul as chuvas ocorrem de fraca a moderada intensidade alternando com períodos de melhoria. Os maiores acumulados são esperados para a metade norte do Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina. A partir da noite as chuvas param em boa parte da Região, com exceção para o leste gaúcho, onde ainda há previsão de chuva fraca.

No Centro-Oeste e Sudeste chuvas de moderada a forte intensidade são previstas em todos os estados ao longo do dia. A partir do fim da tarde há alerta para temporais com potencial para queda de granizo na metade norte do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, Triângulo Mineiro, norte de São Paulo e centro-leste de Minas Gerais.

Na terça-feira (18) o tempo no Sul já fica mais firme apesar alta concentração de nuvens em boa parte da Região. No Rio Grande do Sul a nebulosidade é variável ao longo do dia, com breves surgimentos de sol. Previsão de chuva fraca na metade sul e leste do estado. No Paraná e Santa Catarina, tempo firme e ensolarado no oeste desses estados. Nas demais áreas bastante nebulosidade pela manhã, com redução da concentração de nuvens a partir da tarde que favorecem o surgimento do sol. Previsão de chuva fraca ao longo do dia somente para o sul catarinense.

Já para a metade norte do Mato Grosso do Sul, sul e oeste do Mato Grosso, a previsão é tempo nublado e chuvoso, com redução das chuvas a partir da tarde. Somente na região de Campo Grande, que em torno do fim da tarde há potencial de chuva forte. Em Goiás e praticamente todo o Sudeste, a condição é mais instável, com chuva ocorrendo ao longo do dia. Alerta de chuva forte na parte da tarde no norte de São Paulo e metade sul dos estados de Minas Gerais e de Goiás.

Na quarta-feira (19) o tempo fica mais firme em boa parte da Região Sul, com bastante formação de nuvens mais elevadas que não impedem por completo o aparecimento do sol. As temperaturas ficam mais amenas em toda a região, com ligeira sensação de frio nas áreas mais ao sul. No oeste e norte do Paraná a previsão é de chuva de moderada forte intensidade ao longo do dia.

No Centro-Oeste e Sudeste não há grandes mudanças. As chuvas se mantém concentradas no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. No entanto, o risco para temporais aumenta, principalmente, na parte da tarde e no fim do dia no norte paulista, oeste mineiro e metade sul de Goiás e do Mato Grosso do Sul.

Tendência para o restante da semana

A partir de quinta-feira (20) a tendência é de diminuição das chuvas no Centro-Sul, com predomínio de tempo seco no Mato Grosso do Sul, São Paulo e toda a Região Sul, com aumento das temperaturas. No domingo (23) uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, voltando a trazer chuva forte e diminuição das temperaturas.