Semana de mudança no Sul e de calor intenso em boa parte do país

O avanço de uma frente fria a partir desta segunda-feira traz a possibilidade de temporais e queda de granizo na Região Sul. O calor também será destaque em praticamente todo o país com máximas superando os 40°C em várias localidades.

Tempo seco e extremamente quente em boa parte do país ao longo desta semana.

Uma frente fria passou a atuar no sul do Rio Grande do Sul ao longo desta madrugada, provocando pancadas de chuva de moderada a forte intensidade e queda de granizo no extremo sul do estado em Santa Vitória do Palmar. No início da manhã, as chuvas se espalharam por boa parte da metade sul gaúcha. A aproximação do sistema frontal, também, contribui para o aumento do escoamento de norte e, consequentemente, para o aumento das temperaturas, com mínimas de até 31°C em Santa Maria, 30°C em Campo Bom, 27°C em São Vicente do Sul e 26°C em Alegrete.

No decorrer desta segunda-feira (16), a frente fria avança lentamente pelo Rio Grande do Sul atingindo o norte do estado somente na manhã do dia seguinte. Em Porto Alegre, a previsão é pancadas de chuva forte a partir do fim da tarde. No restante da Região e do país, muito calor e máximas passando dos 40°C desde o noroeste do Paraná até o Tocantins. Atenção para a umidade do ar extremamente baixa em todo o Brasil Central e condições favoráveis para ocorrência de queimadas.

O tempo na terça-feira e na quarta-feira

Na terça-feira (17), o tempo fica nublado e com chuva ao longo do dia em toda a metade norte do Rio Grande do Sul, com temperaturas mais amenas no norte e sensação de frio nas demais áreas do estado. Chuva de moderada intensidade no início da manhã, com redução até o meio da tarde e risco de temporais e chuvas volumosas a partir do fim do dia.

Em Santa Catarina, o dia fica ensolarado e quente em boa parte do estado, com exceção para a faixa leste onde o dia fica nublado e com temperaturas mais amenas. Previsão de temporais à noite no sul e demais áreas próximas divisa com o Rio Grande do Sul. No Paraná, o tempo segue bastante quente e ensolarado, com maior concentração de nuvens na região da Serra do Mar e no litoral.

No restante do país, sem mudanças. O tempo seco e extremamente quente atinge boa parte do território, com previsão de chuva de fraca a moderada intensidade no leste do Nordeste, devido à circulação dos ventos que transportam umidade do oceano para o continente.

Na quarta-feira (18), o sistema frontal ainda tem dificuldades em avançar e se mantém entre o norte do Rio Grande do Sul e o estado de Santa Catarina. Previsão de chuva durante boa parte do dia no norte e nordeste gaúchos, oeste e sul catarinenses. A partir do fim da tarde, a frente fria consegue avançar e leva risco de temporais, queda de granizo e chuvas volumosas no centro-leste de Santa Catarina. Nas demais regiões do estado, chove de fraca a moderada intensidade.

No Paraná, a concentração de nuvens aumenta e o calor continua ao longo do dia. Previsão de chuva a partir do fim da tarde no sul e leste do estado, com risco de pancadas de forte intensidade ocorrendo de forma pontual. Para o restante do país, mais um dia extremamente quente e seco. Previsão de mudança somente para o leste paulista e o Rio de Janeiro, durante a noite, com aumento da nebulosidade e pancadas isoladas na porção mais ao sul do estado de São Paulo.