Semana de chuvas isoladas e calor em boa parte do Brasil

Mesmo com o avanço mais livre dos sistemas frontais, as chuvas se mantêm na forma de pancadas isoladas no Centro-Oeste e em parte do Sudeste, mas com riscos para temporais. No Rio Grande do Sul as chuvas dão uma trégua.

Pancadas de chuva isoladas com potencial para temporais no Centro-Oeste e no Sudeste.

A presença de uma frente fria no início dessa semana não será suficiente para provocar chuvas abrangentes e volumosas no Brasil Central. Isso ocorre pelo fato de o sistema se encontrar mais afastado no oceano e atuar de forma costeira, assim, as chuvas mais volumosas vão ocorrer no leste dos estados de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina.

Previsão do tempo até quarta-feira

Nesta segunda-feira (21) bastante nebulosidade sobre boa parte do Sul do Brasil, com tempo firme no sul e oeste do Rio Grande do Sul e metade oeste do Paraná. Nas demais áreas o sol aparece entre nuvens. Previsão de chuva fraca na região metropolitana de Porto Alegre, na Serra e litoral norte gaúcho na parte da tarde. Chove também, da mesma maneira, no litoral sul e sul de Santa Catarina. Já no Paraná, a previsão é de pancadas de chuva isoladas.

No Centro-Oeste e no Sudeste, a previsão é de pancadas de chuva isoladas no Mato Grosso do Sul, em boa parte do Mato Grosso, no estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro. No entanto, há potencial para chuvas abrangentes e temporais no leste paulista, no sul mineiro e no norte do Mato Grosso. O restante de Minas Gerais e estado de Goiás o tempo firme predomina.

Já na Região Norte e nas áreas mais ao norte do Nordeste, as chuvas continuam a ocorrer de forma volumosa e abrangente, beneficiando regiões como o Sertão Nordestino, onde este verão vem sendo bastante úmido.

Acumulado de chuva para esta semana, segundo o modelo ECMWF.

Na terça-feira (22) a frente fria se afasta mais para o oceano, mas ainda mantém o mesmo padrão do dia anterior. O tempo fica mais fechado na faixa leste de São Paulo, no leste do Paraná e no norte e litoral norte de Santa Catarina, com ocorrência de chuva fraca. Na parte da tarde há previsão de pancadas de chuva isoladas, que podem ocorrer com forte intensidade nessas localidades e no sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e na metade sul de Goiás.

Na quarta-feira (23) O tempo fica mais firma em boa parte do Brasil, durante boa parte do dia. Pela manhã, tempo mais fechado no centro-leste de Santa Catarina e chuva no norte do Mato Grosso e em boa parte da Região Norte. Na segunda parte do dia, previsão de pancadas a partir do meio da tarde, em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, no Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais, e no Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul chove de forma rápida e isolada somente no oeste do estado. No Centro-Oeste, as chuvas mais abrangentes ocorrem no estado do Mato Grosso e o tempo se mantém firme no Mato Grosso do Sul e na metade norte de Goiás.

O restante da semana

Na quinta-feira (24) sem grandes mudanças. O destaque fica para a manutenção do tempo firme no Rio Grande do Sul e para os temporais na parte da tarde em todo o estado de São Paulo, norte e leste do Paraná. Na sexta-feira (25), a mesma condição se mantém, porém a presença de uma frente fria na Argentina contribui para a atuação dos ventos de norte no Sul do Brasil e, consequentemente, para o aumento das temperaturas e sensação de abafamento em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.