Semana começa com sol, mas formação de nova frente fria ganha destaque

Nos próximos dias a chuva vai se espalhar pelo centro-sul do Brasil devido formação de nova frente fria. Há alerta para novos temporais com eventual queda de granizo.

Neste início de semana, o predomínio ainda é sol e calor em grande parte do centro-sul do Brasil. Nesta segunda-feira (17) até tem previsão de chuva, mas ainda de forma isolada e mal distribuída. Instabilidades em altos níveis da atmosfera podem provocar algumas pancadas rápidas na faixa leste desde o Rio Grande do Sul até São Paulo, enquanto que no interior a chuva pode ser registrada especialmente entre o Paraná e Mato Grosso do Sul.

Na terça-feira (18) a chuva se espalha e tende a ganhar intensidade. Logo nas primeiras horas do dia pode chover no oeste de Santa Catarina e no oeste do Paraná, onde são esperados volumes entre 20 e 50 milímetros, não se descartando o risco de transtornos. Ao longo do dia, a chuva deve atravessar os dois estados sentido litoral e há potencial para temporais com trovoadas, ventos e até mesmo eventual queda de granizo inclusive nas capitais Florianópolis e Curitiba.

youtube video id=pBy5rT1v0k0

Até meados da semana, a chuva deve chegar a região Sudeste e ainda que de forma pontual, volumes significativos podem ser registrados entre o leste paulista, o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Porém, vale ressaltar que a chuva só vai se tornar mais organizada e generalizada a partir de quinta-feira (20) em áreas do Sul, Sudeste e Centro-oeste por conta da formação de uma nova frente fria que pode provocar temporais com trovoadas, descargas elétricas, ventos e até queda de granizo.