Sem trégua! Semana de mais chuva, ciclone extratropical e frente fria

O tempo instável não dá trégua no centro-sul do país. Mais chuva e volumes expressivos atingem a Região Sul no início da semana. Já para os dias seguintes, as chuvas e temporais se espalham pelo Centro-Oeste e Sudeste com a atuação de um ciclone extratropical e sua frente fria associada.

alerta tempo severo ciclone frente fria
Semana com chuvas intensas e temporais para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Há alerta de tempo severo. Confira os detalhes da previsão.

Após dias de muita chuva, alagamentos, inundações, enchentes e deslizamentos na Região Sul, mais uma semana de precipitação está prevista não só para os estados do Sul, mas também para o Centro-Oeste e o Sudeste. O que contribui também para a manutenção das afluências na Cataratas do Iguaçu, já que boa parte da precipitação atinge a Bacia do Paraná.

A seguir apresentamos mais detalhes da previsão, com acumulados e alertas para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Previsão do tempo até a quarta-feira

Na segunda-feira (17) uma região de cavado contribui para o tempo com muita variação de nebulosidade ao longo do dia na Região Sul, no estado do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Pela manhã, tempo nublado em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com exceção do Oeste, onde o sol predomina, em todo o estado de Santa Catarina, no centro-leste do Paraná e no sul de São Paulo. Há a possibilidade de chuva fraca no leste gaúcho e catarinense.

No período da tarde, a nebulosidade diminui em algumas áreas e o sol pode aparecer entre poucas nuvens no norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste de Santa Catarina, no sul e sudoeste do Paraná. Instabilidades se desenvolvem de forma muito isoladas e pancadas ocorrem no centro-norte, oeste e noroeste do Paraná. No Mato Grosso do Sul, há alerta para a possibilidade de temporais pontuais, com maior potencial para o centro-oeste e sul do estado. No leste do Rio Grande do Sul, a chuva ocorre de forma mais abrangente com fraca a moderada intensidade.

Na terça-feira (18), as instabilidades já se desenvolvem mais e se espalham de forma mais homogênea. Assim, chuvas de moderada a forte intensidade, que podem ocorrer na forma de temporais, já na madrugada atingem o meio-oeste de Santa Catarina, no centro-oeste e norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.

No decorrer da manhã, as instabilidades se espalham por todo o Paraná, Santa Catarina até o norte e nordeste do Rio Grande do Sul e regiões de São Paulo próximas à divisa com o Paraná. Alerta de chuvas de moderada a forte intensidade, que podem provocar alagamento, inundações e deslizamentos.

As chuvas na forma de pancadas de forte intensidade e temporais podem vir acompanhadas de queda de granizo e descargas elétricas.

No restante do dia, a chuva vai se tornando mais isolada e se espalha por mais áreas. No leste de Santa Catarina e no oeste do Paraná, a precipitação se mantém com moderada a forte intensidade. Já no leste e norte do Paraná, na metade norte do Rio Grande do Sul, no centro-leste de São Paulo até o sul de Minas Gerais, pancadas isoladas passam a ocorrer e podem acontecer com até forte intensidade. No Rio de Janeiro, passa a chover no período da noite e na porção sul do estado.

Na quarta-feira (19), a precipitação acontece de forma mais isolada, mas com risco de temporais. Pela manhã, as chuvas ocorrem em forma de pancadas somente no extremo oeste do Paraná e de Santa Catarina, e no sul do Mato Grosso do Sul. No leste catarinense, previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade. Já no leste paulista, chuvas isoladas e de fraca intensidade. Nas demais áreas do centro-sul, o tempo mais firme predomina, mas com muita nebulosidade na metade sul e leste do Rio Grande do Sul, no restante dos demais estados do Sul, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

No período da tarde, pancadas isoladas ocorrem na metade norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, no centro-leste e norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região do Triângulo Mineiro, na metade oeste e centro-norte do Mato Grosso do Sul, no oeste e sudeste do Mato Grosso.

Processo de formação do ciclone extratropical e da sua frente fria

Na quinta-feira (20), a tendência aponta o início do processo de formação do ciclone extratropical. Já na madrugada e manhã, uma região de cavado se intensifica e contribui para chuvas intensas e temporais na metade sul do Mato Grosso do Sul, no extremo oeste de São Paulo, no estado do Paraná, no oeste e norte de Santa Catarina e no centro-norte e noroeste do Rio Grande do Sul.

Com o avanço da frente fria, linhas de instabilidade podem se formar no Paraná e nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o que traz elevado potencial para transtornos por intensas rajadas de vento.

Entre o fim da manhã e o início da tarde, as instabilidades se espalham pela metade norte do Rio Grande do Sul, podendo provocar chuva forte na região de Porto Alegre, pelo estado do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, com potencial para temporais. No decorrer do dia, a precipitação ganha intensidade e abrangência, com instabilidades atingindo também todo o Mato Grosso, o extremo sul de Goiás, o centro-sul de Minas Gerais, a região do Triângulo Mineiro e o Rio de Janeiro.

Por volta do fim do dia e início da noite, o cavado já evoluiu para uma baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul e a frente fria já começa a tomar forma. Assim, há alerta de tempo severo para a metade oeste e porção central do território gaúcho, para o meio-oeste de Santa Catarina, toda a porção oeste do Paraná, para o sul e oeste do Mato Grosso do Sul e oeste do Mato Grosso.

Na sexta-feira (21), a baixa pressão se desloca para o oceano dando origem ao ciclone extratropical e sua frente fria associada ao longo da madrugada e início da deixando em alerta de temporais e chuvas intensas todo o Rio Grande do Sul, estado de Santa Catarina, o Paraná, o Mato Grosso do Sul, o sul e metade oeste do Mato Grosso.

No fim da manhã, o ciclone ainda contribui para chuvas de moderada a forte intensidade no leste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, norte e leste do Paraná, sul, centro, oeste e norte de São Paulo, o nordeste do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, com exceção da porção nordeste do estado.

NÃO há potencial para intensas rajadas de vento nas regiões do leste da Região Sul por conta do ciclone extratropical. A velocidade do vento não deve passar dos 70 km/h.

No restante do dia, o sistema frontal avança deixa em alerta também a porção leste do estado de São Paulo, o Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais, a região do Triângulo Mineiro, o centro-sul de Goiás, o norte do Mato Grosso do Sul e todo o Mato Grosso. No Rio Grande do Sul chuva forte e temporais voltam a ocorrer no leste do estado, devido a influência de do ciclone extratropical.