Semana começa com alertas de chuvas volumosas na Região Sul

O processo de formação de uma frente traz potencial de chuvas volumosas no início da semana e acumulados de mais de 150 mm em 48 horas. Confira os detalhes da previsão e os alertas para a Região Sul.

alerta chuvas volumosas
Chuvas continuam na Região Sul e deixam alertas de elevado volume nos três estados.

Neste domingo (05) uma região de cavado já contribuiu para chuvas de moderada a forte intensidade entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O sistema de precipitação continua ao longo das próximas horas e as chuvas não dão trégua até pelo menos a terça-feira (08).

Em todo esse período os acumulados podem passar facilmente dos 100 mm e trazem potencial para alagamentos, inundações, transbordamentos de rios e córregos, e deslizamentos.

Segunda-feira: chuvas intensas e a formação da frente fria

Ao longo da noite e da madrugada de segunda-feira (06), a região de cavado se desloca para sul e se intensifica favorecendo o aumento das chuvas no estado do Rio Grande do Sul.

Segunda-feira há alertas de chuvas volumosas para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Na metade norte as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade, mas no restante do estado há alerta de chuva forte no Oeste, Campanha, Região Central e metropolitana de Porto Alegre, na Serra e na porção litorânea entre Torre e Tramandaí. Em Santa Catarina, as chuvas ocorrem no sul e na porção leste com fraca intensidade.

No período da manhã o cavado já evoluiu para uma frente fria que começa a avançar para norte. Assim, na primeira parte do período, as chuvas se mantêm intensas na Região Central, no Oeste e passam a ocorrer também nas Missões e parte sul do Norte. Na Serra Gaúcha, Leste e sul de Santa Catarina, previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade.

alerta chuvas volumosas
Previsão de chuvas de moderada a forte intensidade na manhã de segunda-feira.

No restante da manhã, a frente fria passa a atuar entre a metade norte e o estado de Santa Catarina. Alerta de chuvas volumosas para as Missões, todo o Norte, Região Central, sul de Santa Catarina, áreas de divisa com o território gaúcho e extremo oeste catarinense, sendo este último com menor probabilidade. No sul e leste do Rio Grande do Sul, ainda chove, mas com menor intensidade.

No período da tarde, o sistema frontal avança um pouco, mas é o suficiente para provocar chuvas em todas as regiões de Santa Catarina de fraca a moderada intensidade e até o sul, sudoeste e leste do Paraná, incluindo a região metropolitana de Curitiba. No Rio Grande do Sul chove também com fraca a moderada intensidade no Norte. No sudeste gaúcho, há previsão de mais chuva, mas ocorrendo de forma fraca.

alerta chuvas volumosas
Previsão de chuva para o a tarde de segunda-feira.

Mais para o fim do dia e noite, as chuvas diminuem em boa parte, mas se mantêm no norte catarinense e no leste do Paraná, passando a ocorrer de forma muito pontual no noroeste paranaense e diminuindo nas horas seguintes.

Terça-feira: baixa pressão volta com as chuvas

A frente fria se afasta para o oceano, mas a formação de baixa pressão no oeste da Região Sul, mantém a configuração e ajuda a potencializar as chuvas.

No decorrer da madrugada a baixa pressão já se forma entre o oeste da Região Sul, o sul do Paraguai e extremo leste da Argentina. Alerta de chuvas intensas durante o período no norte e noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, no oeste e sudoeste do Paraná.

Alerta de chuvas volumosas
Baixa pressão contribui para chuvas volumosas na terça-feira.

Na Região Central, Serra e região metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, há previsão de chuvas fraca a moderada, bem como na porção central de Santa Catarina e no sul do Paraná.

No período da manhã, a baixa pressão avança pela Região Sul distribuindo chuvas de moderada a forte intensidade e proporcionando alertas para o norte do Rio Grande do Sul, todas as regiões de Santa Catarina, para o oeste, sudoeste e sul do Paraná. No leste e centro-norte do Paraná, passa a chover de forma mais localizada, mesmo com o tempo nublado, mas com fraca a moderada intensidade.

Os acumulados na metade norte do Rio Grande do Sul, no oeste e centro-sul de Santa Catarina podem passar dos 150 mm até a próxima terça-feira.

No restante do dia o sistema mantém sua trajetória para leste e perde um pouco da sua intensidade, diminuindo as chuvas no oeste da Região Sul. No entanto, a precipitação continua de moderada a forte intensidade no norte e nordeste gaúcho, no centro-leste e norte de Santa Catarina e passa a ocorrer no centro-sul e leste do Paraná. Assim, há potencial para alagamentos e inundações, mas não se descarta o potencial para deslizamentos de encostas.

No período da noite, as chuvas se concentram na porção leste da Região Sul desde o norte do Rio Grande do Sul até a Região do Norte Pioneiro do Paraná e acontecem com fraca a moderada intensidade.

Alerta especial para o nordeste gaúcho e porção leste desde o sul catarinense até a região de Florianópolis, devido à possibilidade de aumento da precipitação ao longo da madrugada até o início da manhã da quarta-feira (08), onde há potencial elevado para transtornos.