Semana começa com alertas de chuvas intensas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

O tempo instável continua em boa parte do país na primeira parte da semana e com potencial de eventos intensos de chuva. Há alerta de chuva forte e de temporais para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Confira os detalhes e alertas da previsão do tempo.

alerta de tempo severo
Chuvas se espalham pelo país e trazem potencial de transtornos no início da semana nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A transição de novembro para dezembro foi marcada por muita chuva, eventos extremos e muitos transtornos pelo Brasil, principalmente nas Regiões Sul e Sudeste, onde os eventos de precipitação provocaram alagamentos, inundações e deslizamentos com vítimas fatais.

Nos últimos dias, as chuvas continuaram, mas acontecendo mais no interior e de forma mais irregular no leste do país. Agora para os próximos dias, um novo sistema frontal, que atua de forma costeira, contribui para a organização da umidade no centro-sul e para o retorno das chuvas mais intensas em boa parte das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Confira a seguir os destaques e alertas da previsão do tempo por Região.

Previsão do tempo para a Região Sul

Na segunda-feira (05), uma frente fria atua de forma costeira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, contribuindo para o tempo instável em boa parte da Região Sul.

Pela manhã, o tempo fica nublado desde o norte e leste do Rio Grande do Sul até o norte do Paraná, com ocorrência de chuva fraca a moderada no leste de Santa Catarina e mais intensa no norte paranaense. Mais para o fim do período, as chuvas aumentam no leste catarinense e há potencial para alagamentos e inundações na Grande Florianópolis. No litoral norte do Rio Grande do Sul, há a possibilidade de chuva fraca e isolada.

alerta de temporais
Tarde de segunda-feira com potencial de chuvas intensa e de temporais no em boa parte da Região Sul.

No período da tarde, instabilidades se desenvolvem e se espalham por boa parte da Região. Alerta de chuvas intensas e de temporais para todo o Paraná e Santa Catarina, com maior potencial para transtornos nas áreas do centro-leste destes estados. Para o Rio Grande do Sul, pancadas isoladas na porção central, norte e leste do estado, com chuva mais intensa e abrangente no litoral norte.

Na terça-feira (06), a frente fria se afasta e uma baixa pressão se forma próxima à costa entre as regiões Sul e Sudeste, mantendo o tempo instável, mas diminuindo o potencial de chuvas.

Pela manhã, muita nebulosidade em praticamente toda a Região, com possibilidade de surgimento do sol. Há possibilidade de chuva pontual e fraca no leste de Santa Catarina, no norte e leste do Paraná. Tempo firme e ensolarado, somente no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul e no extremo oeste de Santa Catarina.

chuvas na Região Sul
Chuvas se tornam mais isoladas na terça-feira, mas ainda há potencial para pancadas de forte intensidade.

No período da tarde, instabilidades voltam a se formar e provocam pancadas isoladas, que podem ocorrer na forma de temporais, no nordeste do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina, no norte e leste do Paraná.

Previsão do tempo para a Região Sudeste

Na segunda-feira (05), o tempo fica nublado em praticamente toda a Região, com céu mais limpo no estado do Espírito Santo, no nordeste e leste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Já nas demais áreas, o sol tem muita dificuldade em aparecer e pela manhã já há potencial para a ocorrência de chuva isolada e fraca na região do Triângulo Mineiro, no norte e oeste de São Paulo, sendo que no extremo oeste do território paulista não se descarta a possibilidade de chuva mais intensa.

No estado de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais são as regiões com maior potencial para transtornos e com os maiores volumes previstos, que podem passar dos 100 mm de segunda a terça-feira.

A partir da tarde, as instabilidades se desenvolvem e se espalham por boa parte da Região. Há alerta de pancadas de chuva forte e de temporais em todo o território paulista, no centro-sul e oeste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Apesar do padrão mais isolado, não se descarta o risco de transtornos.

Na terça-feira (06), com a formação de uma baixa pressão próxima à costa, a umidade se concentra mais na metade sul do Sudeste, potencializando as chuvas no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Pela manhã, as chuvas ocorrem de forma mais isolada, mas com fraca a moderada intensidade no leste e norte de São Paulo, no sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e no sul do Rio de Janeiro.

A partir da tarde, alerta de temporais e de chuvas intensas para todo o estado de São Paulo, para o Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro. Não se descarta o risco de queda de granizo. As chuvas de moderada a forte intensidade se mantêm até o período da noite no centro-leste paulista, no sul mineiro e no território fluminense.

Previsão do tempo para a Região Centro-Oeste

O início da semana no Centro-Oeste será marcado por pancadas de chuva e pelo potencial de temporais nos três estados da Região.

Na segunda-feira (05), muita nebulosidade pela manhã e com risco de chuva de até forte intensidade no centro-norte e leste do Mato Grosso do Sul, com pequena possibilidade no sul do Mato Grosso. Em Goiás, somente muita nebulosidade e o sol conseguindo aparecer mais no centro-norte do estado.

alerta chuvas centro-oeste
Mapa de probabilidade de chuva na tarde de segunda-feira realça as regiões com maior potencial de chuvas intensas e de temporais.

A partir da tarde, as instabilidades se espalham e a previsão é de alerta de pancada de até forte intensidade e de temporais em praticamente toda a Região, com tempo mais firme no oeste e sul do Mato Grosso do Sul. As chuvas mais abrangentes e intensas ocorrer no oeste e sudoeste do Mato Grosso e no estado de Goiás.

Na terça-feira (06), o padrão de precipitação se torna mais isolado e pela manhã não há previsão de chuva. No entanto, o sol aparece entre muitas nuvens no estado de Goiás. A partir da tarde, pancadas isoladas e risco de temporais pontuais no norte e leste do Mato Grosso do Sul, no estado de Goiás e no sudeste do Mato Grosso.