Semana com frente fria, tempestade Mani e forte massa de ar frio

Esta semana será bastante agitada. O avanço de uma intensa frente fria contribui para temporais em parte do Centro-Sul. Já em parte do SE e do NE, um ciclone subtropical passa a ser o fator mais influente. E mais para fim da semana uma forte massa de ar frio começa avançar.

ciclone subtropical, alerta marinha, alerta meteorológico
Semana agitada para a meteorologia com atuação de sistemas distintos: frente fria no Sul, ciclone subtropical no SE e massa de ar frio no Centro-Sul.

De fato uma mudança de padrão foi observada nesta segunda quinzena de Outubro, representando o início da estação chuvosa. Para essa semana o padrão úmido se mantém, porém com dois sistemas disputando a umidade da Amazônia: uma frente fria na Região Sul e um ciclone com características subtropicais próximo à costa do Sudeste. Além disso, uma intensa massa de ar frio inicia o seu avanço no fim da semana.

Confira à seguir os alerta e destaques proporcionados pelos sistemas acima ao longo desta semana.

O ciclone subtropical "Mani"

No dia de ontem (25), o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB), informou que um ciclone com características subtropicais já estava atuando próximo à costa do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro. No entanto, por conta da intensidade dos ventos de 46 a 55 km/h, o sistema até a noite de ontem estava em estágio de “Depressão Subtropical”.

Nesta segunda-feira (26), o sistema se encontra com maior intensidade podendo ser classificado como “Tempestade Subtropical”, no qual se encontra com ventos sustentados em torno de 65 km/h, com rajadas de 83 km/h, sendo nomeada de "Mani".

Esses ventos atingem o norte do estado do Rio de Janeiro, o Espírito Santo e o sul da Bahia, com uma condição ventosa entre 40 e 50 km/h no leste de Minas Gerais. O alerta fica para à agitação marítima, com ondas de até 4,5 m em alto-mar até a manhã da terça-feira (27). Previsão de ressaca para os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, e do Espírito Santo, ao sul de Regência até a próxima madrugada.

A presença do sistema favorece a convergência de umidade para o norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo e para o sul da Bahia, com chuvas intensa a partir do meio desta tarde se estendendo até a noite. Já na manhã de terça-feira (26), o sistema se encontra mais afastado e as chuvas diminuem nessas áreas, ocorrendo de forma mais isolada e fraca. Somente na quarta-feira (28), as chuvas retornam e ocorrem com maior abrangência e com moderada intensidade.

A frente fria avança pelo Sul

Desde o último domingo (25), uma frente fria que estava no Uruguai e Argentina, avançou e provocou temporais isolados no oeste e sul do Rio Grande do Sul e já no início desta manhã vem proporcionando chuvas bastante intensas no Paraguai. Neste início de semana o sistema avança pela Região Sul e recebe o reforço de uma baixa pressão.

Previsão de temporais isolados no sul, centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul pela manhã, com chuvas intensas e alto potencial para transtornos a partir do meio da tarde, na porção central, leste, norte e nordeste do estado, condição esta que se mantém ao longo da noite nas áreas do leste, incluindo a região da serra e metropolitana de Porto Alegre.

Devido ao escoamento em 850 hPa, no oeste dos estado de Santa Catarina e do Paraná e na metade sul do Mato Grosso do Sul, há alerta de chuvas muito intensas nesta manhã até o início da tarde.

O avanço da massa de ar frio

Com o afastamento da frente fria a partir da noite de terça-feira (27), os ventos de sul conseguem transportar uma ar mais frio e proporcionar a queda das temperaturas durante a noite e madrugada, com possível sensação de frio para o sul gaúcho.

No entanto, outro sistema frontal passa a atuar mais no oceano atingindo de forma costeira o Rio Grande do Sul ao longo da quarta-feira (28), porém sem provocar chuvas, apenas aumento da nebulosidade e sensação de abafamento devido à condição pré-frontal.

Com o afastamento desse sistema, ao longo da madrugada, uma massa de ar frio que vem atuando na Argentina, começa a se deslocar em direção a Região Sul, proporcionando sensação de frio ao longo da quinta-feira (29) em todo o Rio Grande do Sul e mais amenas até o leste paulista e o sul do Mato Grosso do Sul.

Nos dias seguintes até o início da próxima semana, o sistema avança o seu centro até o Rio Grande do Sul. No entanto, o ar frio consegue chegar até à porção central do país, trazendo uma condição não muito comum para esta época do ano. Há potencial para geada no sul gaúcho por volta do domingo (01).