Semana com chuvas volumosas, temporais e queda de granizo no RS

Nesta primeira semana de Setembro as chuvas volumosas continuam a ocorrer e levam potencial para queda de granizo no Rio Grande do Sul. Destaque também para a formação de um ciclone extratropical que ajuda a levar chuva também para Santa Catarina

Alerta de temporais no RS. Ciclone extratropical
Chuvas mais intensas continuam a se restringir ao RS. A formação de um ciclone extratropical no fim da semana ajuda a levar chuva também para SC.

A atuação de bloqueio atmosférico na semana passada proporcionou uma redução do potencial de chuvas em boa parte do país. Além disso, uma massa de ar quente e seca ganhou força no Brasil Central, proporcionando dias quentes e muito secos.

Com os sistemas frontais não conseguindo avançar muito, as chuvas ficaram concentradas no Rio Grande do Sul vindo acompanhadas de granizo. Para esta semana a ausência do bloqueio atmosférico permite os sistema de chuvas atuarem por todo o território gaúcho e até mesmo o de Santa Catarina.

Destaques e alertas para a semana

Nesta segunda-feira (31), uma frente fria que atuou sobre o Rio Grande do Sul se encontra afastada no oceano, influenciando de forma costeira o estado de São Paulo, onde, na sua porção mais ao leste, o tempo fica nublado, com chuva fraca e ligeira sensação de frio. No Rio de Janeiro, o tempo começa à mudar no período da tarde proporcionando a mesma condição.

Na Região Sul, um cavado mantém o tempo nublado e com chuva fraca no norte gaúcho e em toda a faixa leste catarinense e do Paraná, onde também há ligeira sensação de frio, devido à atuação de uma massa de ar polar mais ao sul, que consegue transportar o ar mais frio para essas áreas. O frio é mais intenso na metade sul e leste do Rio Grande do Sul.

Na terça-feira (01), a região de cavado na Região Sul se deslocam para o sul ganhando intensidade. Já no início da manhã há potencial para chuvas volumosas e temporais com granizo, nas regiões Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul. Região Central e metropolitana de Porto Alegre chove com fraca a moderada intensidade. No decorrer do dia, o tempo se mantém instável, mas com redução da intensidade das chuvas.

Em toda a faixa leste que vai do norte gaúcho até o Rio de Janeiro, a circulação dos ventos, que transportam umidade e um ar mais frio, contribuem para a manutenção do tempo nublado e da chuva de fraca intensidade ao longo do dia.

Na quarta-feira (02), a região de cavado se desloca mais para o sul e ganha intensidade, dando origem a um sistema de baixa pressão que evolui para um ciclone extratropical sobre o Uruguai. Pela manhã a previsão é de chuvas volumosas com potencial para queda de granizo no sul do Rio Grande do Sul e nas áreas de fronteira com o Uruguai.

Na parte da tarde, a baixa pressão se desloca lentamente para sudeste, mantendo as chuvas no sul gaúcho. Na Campanha e no oeste do estado, passa a chover em toda a extensão dessas regiões com fraca à moderada intensidade.

Na quinta-feira (03), o ciclone extratropical já se encontra bem caracterizado e já na madrugada há potencial de temporais no leste e norte do Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, a frente fria associada ao ciclone se mantém no norte e noroeste gaúchos provocando chuvas de moderada intensidade, que na parte da tarde perdem intensidade e se espalham para o sul e meio-oeste catarinenses.

Na sexta-feira (04), as chuvas volumosas volta a ocorrer na madrugada e durante a manhã no norte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. No restante do dia, as chuvas perdem intensidade e o tempo nublado e calmo predomina.