Universo pode ter tido um segundo Big Bang logo após o primeiro!

Pesquisadores da Universidade do Texas publicaram um estudo que propõem que o Universo possuiu um segundo Big Bang chamado de “Big Bang Escuro”. O Big Bang Escuro poderia explicar como que a matéria escura surgiu no Universo e porquê é tão difícil observá-la.

big bang
Diagrama que explica como ocorreu a evolução do Universo segundo o Big Bang.

A teoria do Big Bang é a melhor explicação que temos hoje para explicar como o Universo surgiu. O Big Bang pode ser explicado pela observações da expansão do espaço-tempo, assim como a Relatividade Geral de Einstein.

A ideia é que toda matéria que vemos hoje, conhecida como matéria visível ou matéria bariônica, foi originada no momento do Big Bang. Porém, observações mostram que as galáxias e aglomerados de galáxias possuem mais matéria do que vemos. A matéria que não conseguimos observar levou o nome de matéria escura.

Por ser invisível para nós, a matéria escura permanece um mistério do que é e como ela sugiu. Pesquisadores da Universidade do Texas publicaram um artigo que almeja explicar como essa matéria escura surgiu: um segundo Big Bang chamado de Big Bang Escuro.

Como sabemos da existência da matéria escura?

A luz das galáxias está associada a quantidade de massa que existe naquele meio. Através da Física, conseguimos associar a quantidade de luz com a quantidade de matéria. Dessa forma nós sabemos o valor da massa de galáxias, inclusive da nossa.

Outro parâmetro de interesse é a velocidade dos objetos que estão orbitando o centro da galáxia. O Sol orbita o centro da Via Láctea com uma velocidade de cerca de 232 km/s. Nós podemos calcular a velocidade através das leis de Kepler e uma órbita que segue a lei de Kepler leva o nome de órbita kepleriana.

O Sistema Solar é um exemplo de um conjunto de órbitas keplerianas. Objetos mais próximos do objeto mais massivo são mais rápidos enquanto objetos mais distantes são mais lentos.

Esperava-se que as estrelas numa galáxia seguissem essa lei mas ao observar encontraram que as estrelas nas bordas da galáxia são mais rápidas do que se esperava.

Essas observações indicam que a galáxia tem muito mais massa ao seu redor do que nós conseguimos observar. Essa é uma das principais evidências da existência da matéria escura.

O que é a matéria escura?

Apesar de encontrarmos evidências indiretas da existência da matéria escura, ainda se sabe muito pouco sobre a natureza dela. Isso porque a matéria escura interage apenas gravitacionalmente com outros objetos.

Outro exemplo da evidência dela é o efeito de lente gravitacional. A interação gravitacional da matéria escura consegue distorcer a luz que passa próxima a ela.

Primeiro campo profundo do James Webb Space Telescope.
A foto obtida pelo James Webb Space Telescope mostra o campo profundo de uma região no Universo. Podemos ver alguns riscos na foto que são imagens de galáxias deformada, essas deformações são chamadas de lentes gravitacionais. Lente gravitacional é causada pela luz distorcida pela matéria de uma galáxia ou aglomerado de galáxias. Em geral, as lentes gravitacionais formam por causa da distorção da luz pela interação gravitacional com a matéria escura. Crédito: NASA/James Webb

A matéria escura não emite luz e não interage com nada na forma de interações eletromagnéticas. Como nossa principal ferramenta de observação é a radiação, a matéria escura se torna um objeto de difícil compreensão e nunca foi observada diretamente.

A sua própria origem se torna um mistério visto que as teorias atuais de explicação da origem do Universo consegue explicar bem a origem da matéria visível. Como não sabemos sobre a matéria escura é dificil explicar sua origem.

Segundo Big Bang: O Big Bang Escuro

Dois pesquisadores da Universidade do Texas publicaram em um artigo a ideia de um Big Bang Escura. A ideia é que o primeiro Big Bang originou toda a matéria visível que conhecemos. Cerca de 1 mês depois do primeiro Big Bang, um segundo Big Bang ocorreu originando a matéria escura.

Nessa explicação, a matéria escura seria originada quando um campo quântico decaiu cerca de 1 mês após o primeiro Big Bang. Dessa forma, a matéria escura seguiria uma trajetória de evolução própria que se conectaria gravitacionalmente com a matéria visível conforme o Universo se expandisse.

youtube video id=vDGdYiYNy7o

O time de pesquisadores também propõem que esse segundo Big Bang poderia deixar uma marca através de ondas gravitacionais e que com observatórios mais sensíveis nós poderíamos observá-las.