SC sob alerta de chuvas extrema entre esta terça 26 e quarta-feira 27: volumes podem alcançar 100 mm; confira
O escoamento da atmosfera relacionado a uma frente fria semi-estacionária sobre a Região Sul irá favorecer chuvas intensas sobre Santa Catarina e o Paraná. Os acumulados previstos podem causar transtornos.

Nos últimos dias a formação de um ciclone e sua frente fria causaram chuvas extremas sobre o Rio Grande do Sul, com diversas cidades registrando acumulados superiores a 200 mm em 48 horas. São Lourenço do Sul, no sul do Rio Grande do Sul, declarou estado de calamidade pública devido às enchentes e alagamentos.
Esta frente fria está semi-estacionária - avançando lentamente - sobre a região Sul e, agora, deixa o Paraná e, principalmente, Santa Catarina sob alerta de chuvas extremas. Os acumulados podem se aproximar ou passar de 100 mm alguns pontos, com potencial de causar alagamentos e transtornos. Confira os detalhes.
Alerta de chuvas extremas
O índice de previsão extrema (EFI) do modelo ECMWF para a precipitação indica que entre terça (26) e quarta-feira (27) um evento de chuvas extremas vai ocorrer no leste de Santa Catarina e Paraná, podendo alcançar também o sudeste do Paraná.
O EFI indica o quão diferente uma previsão do tempo é em relação ao que normalmente é previsto pelo modelo para determinada região: valores entre 0.5 e 0.8 indicam que um evento incomum é provável, e valores entre 0.8 e 1.0 indicam que um evento extremo é provável.

No mapa acima a escala de cores em amarelo e laranja, dentro dos contornos pretos, indica que um volume de chuva entre incomum e extremo está previsto para a porção leste dos estados de Santa Catarina e do Paraná.
Terça-feira com tempestades e chuvas intensas
Com a frente fria semi-estacionária, o escoamento da atmosfera favorece uma região de baixa pressão atmosférica com convergência de vento e de umidade sobre uma faixa que se estende sobre o Paraná e Santa Catarina, causando chuvas intensas.
A chuva pode ter início ainda na noite de segunda-feira (25), se intensificando ao longo da terça-feira (26).

O rio atmosférico que atuou no evento extremo do Rio Grande do Sul estará posicionado sobre o Paraná e Santa Catarina entre segunda (25) e terça-feira (26). Um rio atmosférico é uma faixa concentrada de umidade na atmosfera que carrega enormes volumes de vapor d’água, fornecendo o ingrediente principal para a precipitação.

Estão previstas tempestades que podem ser localmente intensas no Paraná, desde o noroeste, centro e sudeste do estado, devendo afetar também a Região Metropolitana de Curitiba.
A chuva deve ser constante ao longo da terça-feira (26) e se estender durante a madrugada da quarta-feira (27), quando se intensifica sobre o leste de Santa Catarina, deixando a população em alerta máximo.

Chuvas intensas durante a madrugada aumentam os riscos à população, uma vez que a maioria das pessoas está dormindo neste horário, o que diminui a percepção de perigo e atrasa a tomada de decisão.
Quais áreas estão em risco?
De acordo com a previsão de chuva acumulada do modelo de confiança da Meteored, o ECMW:
Porém toda a região sudeste do Paraná e leste de Santa Catarina estão em alerta para volumes de chuva elevados em um curto período de tempo:
- Schroeder, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, com mais de 70 mm
- Florianópolis e Região Metropolitana, com mais de 60 mm
- Bela Vista do Toldo, Itaiópolis, Blumenau e Brusque, com mais de 50 mm

O estado de Santa Catarina possui um longo histórico de desastres relacionados a chuvas intensas e, dadas as atuais condições previstas pelo modelo, as autoridades de a população precisam estar em alerta máximo para amenizar os danos.