A semana inicia com alertas de queda de temperatura e risco de chuvas intensas para 8 estados; confira a previsão
Frente fria continuará influenciando o tempo no centro-sul do país, causando chuvas intensas, uma queda pronunciada das temperaturas e transtornos como alagamentos. O INMET emitiu alertas para diversos estados.
- Mais informações: Como será o clima na última semana de Agosto

Neste domingo (24), diversos estados do país registraram um declínio expressivo das temperaturas que inspirou o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a emitir avisos laranjas devido ao risco que o frio traz à saúde de populações vulneráveis.
Estados como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul já estão sentindo o frio avançando; E ao longo desta segunda-feira (25), já há alertas vigentes para queda das temperaturas em outras regiões, onde os termômetros podem registrar uma queda de até 5°C:
- Paraná (norte e oeste do estado, incluindo a capital Curitiba);
- São Paulo (oeste, litoral sul, região metropolitana da capital e Vale do Paraíba);
- Rio de Janeiro (sul fluminense e região metropolitana da capital);
- Mato Grosso do Sul (restante do território);
- Mato Grosso (sul e oeste do estado)
- Rondônia (grande parte do estado, especialmente ao sul).

Graças à essa situação, as temperaturas mínimas no Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina, oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul podem chegar a valores inferiores a 10°C nesta segunda-feira durante a manhã, como é possível observar no mapa acima.
Frente fria permanece estacionária sobre o Sul
Essa massa de ar frio que atinge o país é resultado da presença de uma frente fria que, ao longo dos próximos dias, permanecerá relativamente estacionária entre o extremo norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, grande parte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.

Isso deve ocasionar pancadas de chuva moderadas a fortes, especialmente nos estados de Santa Catarina e Paraná, entre esta segunda-feira (25) e a terça-feira (26), possivelmente afetando também parte de São Paulo e norte do Rio Grande do Sul.
De acordo com previsões da Meteored, as chuvas contínuas que afetarão ambos os estados podem resultar em acumulados totais próximos dos 100 mm de chuva, ocasionando transtornos significativos conforme descrito no aviso.

Felizmente, já na quarta-feira (27), as chuvas estarão se dissipado na maior parte da região mencionada. Permanecem apenas chuvas fracas na região litorânea do Paraná e de Santa Catarina. A tendência é, portanto, que a partir desse dia volte a predominar o tempo seco e o céu aberto.
Com isso, as temperaturas também voltarão a subir após a quarta-feira (27), compensando a queda significativa que será registrada nos próximos dias. Em outras palavras, embora a próxima semana se inicie com tempo chuvoso e frio no sul do país, ela terminará mais quente e seca.