São Paulo vai enfrentar calor extremo em todo o estado na próxima segunda (6); confira a previsão

Temperaturas máximas até 14°C acima da média e umidade relativa abaixo de 20% são os destaques da próxima semana.

A combinação perigosa de altas temperaturas e níveis críticos de baixa umidade relativa do ar deixam o estado de São Paulo em alerta para riscos à saúde.
A combinação perigosa de altas temperaturas e níveis críticos de baixa umidade relativa do ar deixam o estado de São Paulo em alerta para riscos à saúde. Foto: reprodução/Estadão.

A próxima semana vai iniciar com um forte aquecimento no estado de São Paulo. Embora as maiores temperaturas, da ordem de 41°C, estejam previstas para o interior do estado, os maiores desvios em relação à média devem ocorrer no Litoral Sul, com temperaturas até 14°C acima da média.

Confira os detalhes da previsão do tempo para segunda-feira (6), com base no modelo de confiança da Meteored, o ECMWF.

Índice dispara alerta para temperaturas extremas

O índice de previsão extrema (EFI) do ECMWF nos mostra o quão diferente é uma previsão do tempo em relação ao que o modelo normalmente prevê para determinada região. Para segunda-feira (6), os mapas abaixo mostram que o EFI alcança valores máximos sobre São Paulo, tanto para temperatura máxima (esquerda) quanto mínima (direita).

EFI do ECMWF para temperatura máxima (esquerda) e mínima (direita) nesta segunda-feira (6). Créditos: Adaptado de ECMWF.
EFI do ECMWF para temperatura máxima (esquerda) e mínima (direita) nesta segunda-feira (6). Créditos: Adaptado de ECMWF.

De uma forma simplificada, isso quer dizer que a madrugada e a tarde de segunda-feira (6) devem ser excepcionalmente quentes, com temperaturas que costumam ocorrer apenas em cerca de 1 em cada 100 previsões para esta época do ano.

Temperaturas até 14°C acima da média

A madrugada e o amanhecer de segunda-feira (6) será abafado em todo o estado de São Paulo. No interior as temperaturas mínimas serão em torno dos 29°C nas mesorregiões de Araçatuba e Presidente Prudente. Nestas áreas também estão previstas as maiores temperaturas máximas, podendo alcançar ou ultrapassar os 40°C em várias cidades das redondezas.

As máximas previstas para a tarde de segunda-feira (6) podem alcançar os 41°C em cidades como:

  • Tupi Paulista
  • Monte Castelo
  • Nova Guataporanga
  • Turiúba

Na capital paulista e Região Metropolitana de São Paulo os termômetros podem ultrapassar os 36°C.

Previsão de temperatura máxima na próxima segunda-feira (6) de acordo com o ECMWF.
Previsão de temperatura máxima na próxima segunda-feira (6) de acordo com o ECMWF.

Apesar das maiores temperaturas, em termos de valores absolutos, ficarem por conta do interior do estado, o aquecimento na faixa sudeste será o mais anômalo.

Na área que abrange as cidades de Ariri, Iporanga, Eldorado, Registro, e se estende até Santa Rita do Ribeira, as máximas entre 36°C e 38°C representam cerca de 14°C acima da média para esta época. No restante do estado, os desvios alcançam cerca de 8°C acima da média.

Previsão de anomalia de temperatura na próxima segunda-feira (6) de acordo com o ECMWF.
Previsão de anomalia de temperatura na próxima segunda-feira (6) de acordo com o ECMWF.

Fisicamente isso quer dizer que, dada a variabilidade climática, é mais comum fazer 40°C no interior do estado do que 38°C na faixa sudeste. O reforço do aquecimento previsto para segunda-feira (6) deve-se ao quadro pré-frontal, no qual os ventos de norte/noroeste se intensificam e favorecem a advecção (transporte horizontal) de ar mais quente para a região.

Alerta de umidade relativa abaixo de 20%

Além das temperaturas, os níveis de umidade do ar também alcançarão valores críticos na próxima segunda-feira (6). Com exceção do litoral de São Paulo, praticamente todo o estado tem previsão de umidade relativa do ar abaixo de 20%. Na capital paulista a umidade pode alcançar 17% enquanto o interior terá os valores mais baixos, de 14%.

Previsão de umidade relativa do ar na próxima segunda-feira (6), de acordo com o ECMWF.
Previsão de umidade relativa do ar na próxima segunda-feira (6), de acordo com o ECMWF.

A baixa umidade relativa do ar, combinada ao calor extremo, agrava os efeitos da poluição atmosférica e deixa a população mais vulnerável a problemas respiratórios, cardiovasculares e alergias.

Estudos mostram que, nesses períodos, aumentam as internações hospitalares por complicações como crises de asma, bronquite e desidratação, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças pré-existentes.

Esse cenário coloca a população e as autoridades em alerta, reforçando a necessidade de cuidados extras, como manter hidratação adequada, evitar exposição prolongada ao sol e ao ar livre nos horários mais críticos, além de acompanhar os avisos oficiais de saúde e Defesa Civil.