Fim de semana será muito calor, pancadas de chuva e risco de tempestades; veja a previsão
Calor de 40°C e umidade de 15% marcam o Brasil Central, mas no Sul e Norte o destaque é o risco de fortes tempestades.

Setembro, primeiro mês da primavera, teve chuvas até 200 mm acima da média no Rio Grande do Sul e déficit hídrico superior a 150 mm entre Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Nas demais regiões, as anomalias - positivas ou negativas - ficaram próximas da média.

As temperaturas mínimas ficaram acima da média em quase todo o país. No caso das máximas, destacou-se a faixa entre São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com até 2 °C acima da média — região que também apresentou déficit de chuva.
Nas demais áreas do Brasil, as máximas ficaram ligeiramente abaixo da média. Assim, observou-se uma redução da amplitude térmica, com aumento das mínimas e leve queda das máximas.

O primeiro final de semana de outubro deve reforçar o padrão observado em setembro em termos de chuva, com previsão de tempestades no Sul e Norte do país e ar muito seco no Brasil Central. Já as temperaturas, serão essencialmente acima da média em todo o país. Confira os detalhes.
Temperaturas ultrapassam os 40°C
As temperaturas previstas para o fim de semana devem alcançar os 40°C em diversas cidades ao longo do sábado (4) e domingo (5), assim como vem sendo observado ao longo da semana.
No sábado (4) uma a a faixa com as maiores temperaturas se estende desde o Nordeste até o Centro-Oeste, entre:
- Ceará
- Maranhão
- Piauí
- Tocantins
- Bahia
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- São Paulo
- Minas Gerais
O potencial para alcançar e ultrapassar 40°C é maior entre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde, no domingo (5), pode chegar a 42°C. Nestas áreas, está mantido por tempo indeterminado o alerta para valores críticos de umidade relativa do ar, entre 5% e 30%.

No domingo (5), o quadro pré-frontal - que antecede uma frente fria - favorece que o calor avance sobre a Região Sul. O aquecimento será generalizado em todo o país, que deve ter temperaturas entre 30°C e 42°C, exceto pela faixa litorânea e alguns pontos da Região Norte, onde as temperaturas serão menores.
Embora os maiores valores absolutos de temperatura fiquem por conta do Centro-Oeste, é no Sul do Brasil que as temperaturas superiores a 35°C no domingo (5) representam um evento extremo de temperatura, como mostra o índice de previsão extrema (EFI) do ECMWF. Isso quer dizer que é mais comum fazer 40°C no centro do país do que 36°C no Rio Grande do Sul nesta época.

Com a formação de um ciclone e a entrada de sua frente fria sobre este ambiente aquecido, estão previstas tempestades severas no Sul do país.
Previsão de chuva e alerta de tempestades
No sábado (4) há previsão de chuva leve na faixa leste do país, entre o Espírito Santo e o Nordeste, pancadas de chuva na forma de tempestades nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul.
As tempestades devem ser intensas entre:
- Pará e Amazonas, devido ao deslocamento de uma linha de instabilidade
- Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, devido ao aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre esta região.
Entre domingo (5) e segunda-feira (6) a área de baixa pressão se fecha, formando um ciclone.

A frente fria associada a este ciclone avançará sobre o Sul na forma de uma linha de tempestades muito intensas e alimentadas por um rio atmosférico, que estará posicionado sobre o Rio Grande do Sul ao longo do domingo (5).
As tempestades serão vigorosas com potencial para formação de granizo sobre uma ampla área, muitos raios, rajadas intensas de vento e chuvas torrenciais.

No Norte do país, há previsão de tempestades isoladas e de linhas de instabilidades, onde os acumulados serão maiores no oeste do Amazonas e no Acre (50 a 70 mm) até o fim do domingo (5).

Já no Rio Grande do Sul a chuva acumulada se aproximará dos 100 mm, e deve continuar chovendo ao longo da segunda-feira (6), ligando alerta para alagamentos.