Risco de temporais, pequeno refresco no Sul e aumento do calor no Sudeste

O fim de semana traz redução das chuvas, mas o risco de tempestades continua. No entanto, há uma diminuição da intensidade do calor em boa parte do Sul e um aumento das temperaturas no Sudeste. Confira os detalhes da previsão e os alertas.

previsão do tempo sul sudeste
Fim de semana ainda será com alerta de temporais pontuais, com um pequeno alívio do calor no Sul e aumento das temperaturas no Sudeste.

O processo de formação de um ciclone extratropical e de sua frente fria já vem ocorrendo desde a quinta-feira (02). Na sexta-feira (03), a baixa pressão que caracteriza o ciclone é o principal sistema meteorológico no centro-sul que possibilita a ocorrência de chuvas intensas e de tempestades na Região Sul e nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, como já previsto pela Meteored Brasil.

No fim de semana, o ciclone atua mais no oceano, mas a sua frente fria ainda mantém a influência entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No entanto, o potencial das chuvas diminui, ocorrendo de forma mais isolada e com risco de tempestades pontuais.

A temperatura também é destaque, com uma massa de ar relativamente mais fria contribuindo para a diminuição da intensidade do calor em boa parte da Região Sul. Já no Sudeste, as temperaturas aumentam em toda a Região.

Previsão do tempo para o sábado

Ciclone extratropical atua no oceano e sua frente fria se mantém entre o Paraná, São Paulo e o Mato Grosso do Sul.

O maior potencial para a ocorrência de tempestades está no estado de São Paulo, no norte e leste do Paraná, e no leste de Santa Catarina.

Assim, pela manhã muita nebulosidade sobre o leste e norte do Rio Grande do Sul, sul, norte e meio-oeste de Santa Catarina, em todo o Paraná e no estado de São Paulo. Há possibilidade de chuvas de fraca intensidade ocorrendo de forma mais pontual sobre o leste gaúcho, norte e leste do Paraná e nas regiões paulistas próximas à divisa com o Paraná.

Em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, e no Espírito Santo, a primeira parte do dia já é com tempo firme, pouca formação de nuvens e com predomínio de sol.

alerta de tempestade avisos meteorológicos
Chuvas ocorrem de forma mais pontual na tarde de sábado, com há risco de eventos intensos, principalmente no estado de São Paulo.

A partir da tarde, como nos últimos dias, instabilidades começam a se desenvolver e a ganhar cada vez mais força trazendo potencial de chuvas intensas e de tempestades no norte e leste do Paraná, em boa parte do estado de São Paulo, com exceção do nordeste, e de forma mais isolada entre a região metropolitana de Porto Alegre e a Serra Gaúcha. No leste de Santa Catarina, as chuvas não ocorrem de forma intensa, no máximo com fraca intensidade.

Já nas demais regiões gaúchas e nos estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o tempo segue firme e ensolarado, com pouca formação de nuvens.

alerta de tempestades tempo severo
A previsão de densidade de raios nos indica as regiões com maior potencial para a ocorrência de tempestades.

No período da noite, as chuvas mais intensas com trovoadas continuam sobre o estado de São Paulo, norte e leste do Paraná. No entanto, no norte catarinense há potencial de tempestades.

Previsão do tempo para o domingo

O ciclone extratropical se afasta e a frente fria também passa a atuar de forma mais oceânica, diminuindo o seu impacto sobre o centro-sul do Brasil.

Chuvas diminuem a sua abrangência e o risco de transtornos diminui. No entanto, o maior potencial para tempestades se mantém no estado de São Paulo.

Pela manhã, o tempo fica mais firme e com menor concentração de nuvens sobre a Região Sul, com tempo mais fechado no norte do Paraná. No estado de São Paulo, muita nebulosidade, mas sem potencial de chuva. Já no nordeste paulista e nos estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o tempo firme e ensolarado predomina.

alerta de tempo severo
No domingo, o maior potencial de tempestade se concentra no estado de São Paulo por mais um dia.

A partir da tarde, novamente há o desenvolvimento das instabilidades, mas agora atingindo uma área mais restrita e com chuvas ocorrendo de forma mais isolada. Alerta de pancadas de até forte intensidade e para o risco de tempestades em todo o estado de São Paulo e no extremo norte do Paraná. Pancadas isoladas podem atingir o sul de Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o sul do Rio de Janeiro.

No período da noite, as chuvas de moderada a forte intensidade se mantêm sobre o centro-sul e oeste paulistas e na região do Triângulo Mineiro.

Nas demais áreas do Paraná, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Espírito Santo, tanto a tarde quanto a noite é de tempo firme e pouca nebulosidade.