O fungo de "The Last of Us" existe, mas poderia nos transformar em zumbi

Muitas histórias fictícias falam sobre o apocalipse zumbi, mas o que causa essa situação na série "The Last of Us" é um fungo real que já manipula os seres vivos para sua proliferação.

formiga, fungo, The Last of Us, apocalipse, zumbi
Formiga infectada com o fungo do gênero Cordyceps. Ele altera o comportamento forçando-o a subir nas copas das árvores para se proliferar.

Na maioria das histórias de apocalipse zumbi, a causa da infecção é um vírus. No caso da popular série HBO Max, baseada no videogame de mesmo nome, a infecção causadora da epidemia é um fungo, especificamente do gênero Cordyceps.

Esse fungo é real, e consegue manipular formigas e outros insetos conforme contado tanto na série quanto no videogame. Vários fungos do gênero Cordyceps infectam insetos, alterando seu comportamento. Especificamente, o que mais se assemelha ao fungo de "The Last of Us" é o Ophiocordyceps unilateralis.

Como funciona o fungo?

Primeiro infecta as formigas por meio de seus esporos, que penetram em seu corpo. Uma vez lá, começa a consumir tecidos não vitais e sintetiza substâncias que, de alguma forma ainda não descoberta, alteram o comportamento do animal e o obrigam a subir nas copas das árvores.

O fungo penetra no corpo, altera o comportamento e o obriga a ajudá-lo a proliferar da maneira mais ideal.

Já no topo, as formigas se engancham nas folhas com a boca e é nesse momento que o fungo começa a consumir os tecidos vitais, acabando com suas vidas e se proliferando no exterior, como é visto nos humanos em The Last of Us.

Assim que sai da carcaça do inseto, libera novos esporos. Estando no alto, eles se dispersam muito melhor e o fungo pode continuar a proliferar.

Se o fungo lida com insetos, poderia lidar com humanos?

No momento, os humanos estão isentos de serem transformados em zumbis pela infecção por esses fungos, pois só podem infectar organismos cuja temperatura corporal não exceda os 34°C. Mas com uma simples mutação devido às mudanças climáticas isso pode mudar completamente, como apresentado na série.

No entanto, esta situação não parece ser muito real, e está longe de se tornar um problema real para a humanidade. Mas também não podemos ficar tranquilos, pois na realidade existem outros fungos que podem nos prejudicar, embora estejam longe de nos transformar em zumbis, mas geram doenças.

Por enquanto, todos eles podem ser tratados com antifúngicos. O problema é que, da mesma forma que acontece com bactérias e antibióticos, alguns fungos começam a desenvolver resistência. E isso pode ser perigoso a longo prazo.

Aquele inimigo que passa despercebido

Há uma grande pandemia que já começou e que devemos temer mais do que uma mutação rebuscada como o fungo de The Last of Us. E estas são bactérias resistentes a antibióticos. Elas já estão causando milhares de mortes em todo o mundo e antes eram inofensivos, mas podem se tornar pragas mortais se continuarmos caminhando nessa direção.

Impedir que isso aconteça está nas mãos dos cientistas, que buscam alternativas aos antibióticos, mas também nas mãos da população, que deve começar a usá-los com responsabilidade. Assim, evitaremos uma pandemia que pode de fato virar um filme de terror. Enquanto isso, vamos continuar a desfrutar da ficção.