Metade do que você pesa são microrganismos. Você é PRE ou PRO?

Muita gente não sabe, mas metade do que você pesa são microrganismos. E para o nosso bem, é melhor mantê-los felizes. E como podemos fazer isso? Prebióticos e probióticos são a chave.

Intestino
O conhecimento da microbiota está em sua infância, mas é mais importante do que você pensa

O conhecimento sobre nossa microbiota ainda é incipiente, o que está claro é que ela é mais importante do que você pensa, tanto na digestão quanto no sistema imunológico ou mesmo no seu humor.

E como há tanta confusão sobre prebióticos e probióticos, apresentamos a seguir os conceitos.

Você é "PRE"?

Os PREbióticos servem para manter os nossos microrganismos felizes e, para isso, podemos "alimentá-los" para que se multipliquem, vivam bem... se estão bem, você está bem.

Onde obtemos os prebióticos?

É mais fácil do que parece. A comida vem através da fibra, que são carboidratos complexos que não conseguimos digerir, mas as bactérias adoram. Isso faz com que se multipliquem mais e melhor, vai nos ajudar ter uma pequena quantidade de vitamina K ou B, um pouco, mas aí está. Além disso, ajuda na digestão, no sistema imunológico e, principalmente, não deixa espaço para patógenos. Se os mocinhos estiverem lá, não haverá espaço para os bandidos.

prebióticos
Prebióticos são "alimentos" para a microbiota

Você pode encontrar isso em leguminosas, grãos integrais, vegetais, frutas... viu como foi fácil?

Você é "PRO"?

Não é que sejam melhores ou mais inteligentes, mas são bactérias viáveis. Por exemplo, às vezes são usados em caso de doença porque precisamos expandir ou repor, isso seria tomar probióticos como tratamento, sempre sob prescrição médica ou tomá-los com alimentos.

A OMS define os probióticos (que foram nomeados em oposição aos antibióticos) como "microorganismos vivos que, administrados em quantidades adequadas, conferem um benefício à saúde da pessoa que os consome".

Bem prescritos, ajudam em casos de diarreia aquosa, colite ulcerosa, melhoram os sintomas da síndrome do intestino irritável ou previnem a enterocolite necrosante em recém-nascidos. Ou seja, quando há um problema com nossa microbiota e devemos aumentar ou substituir os microrganismos que temos para evitar uma lacuna para patógenos. Seu uso, portanto, é um tratamento, sempre prescrito por um médico.

probióticos
Existem tratamentos com probióticos, mas sempre sob prescrição médica.

Na alimentação não têm certificado sanitário autorizado, mas existem alimentos que possuem bactérias vivas, pelo que, como parte dos nossos bons hábitos, também os comemos.

Iogurte: elixir da juventude.

Não estou dizendo que um cientista russo, Élie Métchinikoff, disse isso em 1873 quando viajou para a Bulgária e relacionou a longevidade dos habitantes com o consumo de Lactobacillus bulgaricus.

Iogurte (aquele que diz IOGURTE no rótulo) tem 125 bilhões de Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus viáveis. Mas nem tudo que está na forma de iogurte pode ser chamado de iogurte, como os com bifidobactérias.

Iogurte que não é iogurte?

Na verdade, eles são chamados de leites fermentados. Foi um pediatra francês, Henry Tissier, quem viu que crianças com diarreia não tinham bactérias em forma de Y, ela as chamou de bífidos, bifidobactérias. Por outro lado, as crianças saudáveis as têm. Com isso, tentavam passar essas bactérias para crianças doentes para que elas melhorassem. Não deixa nossas "barrigas mais felizes" do que com iogurte normal, mas podemos comer iogurte normal e é tão rico.

Cuidado com o iogurte com frutas. Realmente são geléias que fornecem alguns gramas de açúcar extra.

Claro, seja iogurte ou leite fermentado, fiquemos atentos para saber que quando dizem que vai com fruta, porque na verdade são compotas que fornecem até 15 gramas de açúcar extra. Em outras palavras, se você toma um desses iogurtes à noite porque diz que está de dieta... você está estragando tudo. Se quiser um iogurte com fruta, adicione você mesmo.

iogurte
Iogurte ou leite fermentado, verifique se não contém mais de 4 g de açúcares (que são intrínsecos ao leite)

Existem outros probióticos, qualquer fermentado, chucrute, kefir... agora virou moda uma bebida chamada kombucha. As suas propriedades extraordinárias são, na realidade (e quem o diga), como qualquer outro produto fermentado. Claro, tanto o kefir quanto o kombucha têm uma quantidade residual de álcool devido a essa fermentação, por isso é melhor não fazer em casa e ter cuidado durante a gravidez.

Também é necessário ter cuidado extra com todos os probióticos em pessoas gravemente imunossuprimidas. É melhor não usá-los sem o conhecimento do médico, pois isso pode causar um problema de infecção sistêmica. Normalmente não acontece nada porque são bactérias nossas, mas nesses casos, desde que o médico saiba.

Se o objetivo é a boa saúde da microbiota, vamos combinar PRO e tomar PRE, sem obsessão e com responsabilidade. Hábitos saudáveis são um bom começo.