Primeira formação de ciclone do ano traz alertas para o início de fevereiro

O processo de formação de um ciclone extratropical e de sua frente fria traz elevado potencial de tempo severo e redução da sensação de calor no Sul e em parte do Sudeste.

alerta de tempo severo fevereiro
Fevereiro vai começar com formação de um ciclone extratropical e de sua frente fria no centro-sul. Há potencial de muita chuvas e diminuição do calor.

O mês de fevereiro vai começar com potencial de eventos de tempo severo no centro-sul do Brasil em virtude do processo de formação de um ciclone extratropical (ciclogênese) e de sua frente fria associada. Além do risco de chuvas intensas e de tempestades, há um ponto positivo associado à redução das temperaturas, que no máximo traz a amenização do calor.

Madden-Julian
Comportamento médio da precipitação em cada fase da MJO de novembro até março (esq.) e previsão da MJO segundo o modelo ECMWF.

Essa condição mais intensa está associada à Oscilação de Madden-Julian, que se encontra na fase 3, sendo esta mais favorável às chuvas no centro-sul do Brasil. Em relação à Oscilação Antártica, mantém-se positiva, o que contribui para a precipitação mais para a Região Sudeste.

Confira a seguir o que a tendência do modelo ECMWF está mostrando.

O processo de formação do ciclone extratropical e a da frente fria

A forte mudança de padrão se inicia no fim desta semana, mais precisamente por volta da quinta quinta-feira (02), com a atuação de uma baixa pressão entre o norte da Argentina, o Paraguai e o oeste da Região Sul.

Diferentemente dos últimos dias, quando regiões de cavado relacionadas às baixas pressões na mesma região favoreceram as chuvas no centro-sul do Brasil, o sistema de baixa se desloca para leste, avançando pela Região Sul ao longo do dia.

Assim, a partir da tarde, há potencial de chuvas intensas e de tempestades, ocorrendo de forma mais pontual no Rio Grande do Sul, no sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro, e de forma mais abrangente em Santa Catarina, no Paraná, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. No Rio de Janeiro, somente a porção sul do estado está com previsão de pancadas isoladas até o momento.

Na sexta-feira (03), a baixa pressão atinge o sul do Rio Grande do Sul já pela manhã evoluindo para um ciclone extratropical no período da tarde, juntamente com o estabelecimento da frente fria sobre os estados de Santa Catarina e do Paraná.

O ciclone extratropical depois de formado não traz potencial para ventos intensos e persistentes.

Pela manhã, há potencial de chuvas intensas e tempestades no sul do Rio Grande do Sul, na porção central e oeste dos estados de Santa Catarina e do Paraná, bem como no centro-sul e oeste do Mato Grosso do Sul. No oeste de São Paulo, há potencial de pancadas isoladas, que podem ocorrer com forte intensidade.

Por volta do fim da manhã e início da tarde, instabilidades já podem atingir o leste e sul gaúchos, todo o território catarinense e paranaense, o Mato Grosso do Sul, e a porção central e norte de São Paulo.

alertas de chuvas intensas, tempestades e tempo severo
As chuvas nos próximos dias, que ocorrem com maior intensidade no fim da semana, podem acumular mais 150 mm entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A partir do meio da tarde, o potencial de tempo severo, juntamente com o risco de chuvas intensas, que podem provocar alagamentos e inundações, aumenta e deixa em alerta o norte e leste do Rio Grande do Sul, os estados de Santa Catarina, do Paraná, do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

No Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro e no centro-sul de Goiás, o canal de umidade formado pelo conjunto ciclone e frente fria, há possibilidade de pancadas isoladas que podem ocorrer na forma de tempestades.

Massa de ar frio diminui a sensação de calor

Na quinta-feira (02), devido ao processo de formação do ciclone, que aumenta a nebulosidade e favorece as chuvas mais intensas e as tempestades, no estado do Paraná, no meio-oeste de Santa Catarina, no sul e leste de São Paulo, a sensação de calor é bastante arrefecida, com máximos chegando até os 26°C.

Já nas demais regiões catarinenses, no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul, a sensação é de abafamento em virtude da umidade e da ainda não incursão da massa de ar frio, condição esta que se inicia na sexta-feira (03).

No período da tarde, os ventos passam a atuar de quadrante sul, influenciando mais a metade sul e oeste do Rio Grande do Sul e, no restante do dia até o fim de semana, o ar relativamente mais frio consegue atuar sobre o restante da Região Sul até o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e estado do Mato Grosso do Sul.

A sensação fica mais agradável durante a madrugada, noite e início da manhã, no entanto, a partir do meio do período até meados da tarde, a sensação ainda é de calor, com máximas podendo chegar aos 30°C. Nas áreas do leste a partir de Santa Catarina até o Rio de Janeiro, a sensação é mais agradável.