Região Sul se prepara para chuvas extremas, tempestades severas e frio a partir de sábado (20), confira a previsão
A chegada de uma massa de ar frio em um ambiente altamente instável deixa a região Sul na mira de eventos extremos neste fim de semana.

A chegada de uma frente fria sobre a Região Sul encontrará um ambiente altamente instável neste fim de semana. O contraste térmico entre a massa de ar frio e temperaturas de mais de 10°C acima da média no Rio Grande do Sul favorece a formação de tempestades.
Já o grande conteúdo de umidade proveniente de um rio atmosférico, transportado por ventos de norte desde a Amazônia até o sul do continente, fornece o combustível para que as tempestades tenham potencial de causar chuvas extremas. Confira os detalhes e as regiões em alerta.
Índice de previsão extrema dispara a partir de domingo (21)
O Índice de Previsão Extrema (EFI) do modelo ECMWF é um indicador que mostra o quão diferente uma previsão do tempo é em relação ao que normalmente é previsto para determinada região. Ele identifica previsões incomuns ou extremas baseadas na climatologia do próprio modelo.
Neste domingo (21), o EFI de precipitação atinge valores entre 0,5 e 0,9, indicando a probabilidade de ocorrer um evento de chuva incomum ou extrema em toda a metade norte do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Já na segunda-feira (22) o alerta abrange uma área maior, numa faixa que se estende desde:
- Mato Grosso do Sul
- Paraná
- São Paulo
- Santa Catarina
- Nordeste do Rio Grande do Sul
Este índice reforça que as tempestades serão severas com chuvas volumosas, podendo ser torrenciais em alguns pontos.
Temperaturas até 11°C acima da média e muita umidade
A chegada de uma massa de ar frio sobre um ambiente com temperaturas acima da média - até 11°C acima da média na Região Metropolitana de Porto Alegre - favorece a formação de tempestades. O ar frio força o ar quente (que é mais leve) a subir na atmosfera, formando as nuvens.

Além disso, haverá abundância de umidade no ar das camadas mais baixas da atmosfera devido à atuação de um rio atmosférico. Este rio atmosférico estará direcionado sobre o Rio Grande do Sul sábado (20) e domingo (21).

Na segunda-feira (22) o rio atmosférico atuará ainda mais intenso sobre uma ampla ao cruzar os estados de Santa Catarina, Paraná, parte do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. A grande quantidade de umidade favorece que as tempestades tenham chuvas extremas.
Tempestades severas
As tempestades têm potencial de serem intensas sobre todo o território da região Sul, desde sábado (20) no Rio Grande do Sul. No domingo (21) todo o Rio Grande do Sul está em alerta para tempestades muito severas, com risco de granizo em amplas áreas, alta densidade de raios, rajadas de ventos e chuvas intensas. Ao longo do dia, a linha de tempestades também vai avançar sobre Santa Catarina, Paraná, sendo mais intensa no oeste destes estados.

Na segunda-feira (22) as tempestades mais intensas vão se concentrar sobre Santa Catarina e o Paraná, mas ainda podem ocorrer sobre o Rio Grande do Sul. Além da região Sul, as tempestades também vão ocorrer nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste ao longo do dia.
Transtornos: acumulados podem ultrapassar 150 mm
A região com previsão de maiores acumulados de chuva até a noite de segunda-feira (22), podendo ultrapassar os 100 mm, é a metade norte do Rio Grande do Sul. Pontualmente, a precipitação pode se aproximar dos 150 mm no oeste, centro e norte do estado.

No Sul de Santa Catarina e Oeste do Paraná os acumulados também chuva também podem causar transtornos até a noite de segunda-feira (22), principalmente porque os elevados volumes irão ocorrer em um intervalo curto de tempo. A população que vive em áreas com histórico de alagamentos precisa estar em alerta.
Na sequência da frente fria, a massa de ar frio irá derrubar as temperaturas, deixando as temperaturas até 11°C abaixo da média em partes do centro-sul do Brasil.