Quarta-feira começa com alertas para o RS: chuvas intensas e tempestades atingem o estado já na madrugada

RS tem alertas de chuvas intensas e tempestades já na madrugada desta quarta-feira. O corredor de umidade começa a ganhar força e provoca instabilidades sobre o estado gaúcho.

    Descargas elétricas são capturadas sobre Porto Alegre. Fonte: Adobe Stock.
    Descargas elétricas são capturadas sobre Porto Alegre. Fonte: Adobe Stock.

    Uma nova frente fria vai se configurar sobre a Região Sul do Brasil e vai provocar chuva nos próximos dias, principalmente nesta quinta (08) e sexta-feira (09). Contudo, alguns efeitos da formação deste novo sistema já poderão ser sentidos na madrugada de quarta-feira (07) em partes do oeste e sul do Rio Grande do Sul.

    Há possibilidade de que as chuvas previstas para esta quarta-feira (07) sejam intensas e que cause transtornos em diversos municípios. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja para a região, onde os eventos podem vir acompanhados de rajadas de vento, quedas de granizo e também de descargas elétricas.

    Isso porque um canal de umidade, já atuante sobre a Região Sul neste momento, ganha cada vez mais força e causa instabilidades sobre a área sul e oeste do estado. Algumas cidades como Uruguaiana/RS, São Borja/RS, Quaraí/RS e Bagé/RS vão ficar em estado de alerta.

    Na capital Porto Alegre/RS, há possibilidade de precipitação, contudo os volumes serão menores. No entanto, a partir de quinta-feira (08) os volumes vão subir e existem riscos de problemas. Acompanhe a previsão do tempo com mais detalhes para esta quarta-feira (07).

    Riscos de chuvas intensas e tempestades aumentam sobre o RS

    Na tarde desta terça-feira (06), estão sendo previstas pancadas de chuva para o sudoeste do Rio Grande do Sul, próximo a divisa com o Uruguai e Argentina. Há riscos de chuvas intensas com potencial para problemas. E isto deve se manter e se estender ao longo da noite e início da madrugada de quarta-feira (07).

    Rio Atmosférico.
    Rio atmosférico ganha força nesta quarta-feira (07) e aumenta riscos de tempestades sobre o Rio Grande do Sul.

    Já nas primeiras horas de amanhã (07), os ventos no nível de 850 hPa ganham intensidade e consigo transportam umidade vinda da Floresta Amazônica. Este transporte vai saturar e aumentar os níveis de vapor d’água na região da fronteira oeste gaúcha.

    Desta maneira, já durante a madrugada há riscos de chuvas intensas e tempestades sobre diversas cidades gaúchas. No decorrer da manhã as chuvas se espalham sobre a fronteira com a Argentina e Uruguai, contudo, as chuvas vão ocorrer de maneiras pontuais.

    Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de quarta-feira (07), segundo o modelo ECMWF.
    Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de quarta-feira (07), segundo o modelo ECMWF.

    O problema maior será no período da tarde, que é quando as temperaturas estão mais elevadas e associadas com a grande quantidade de água disponível na atmosfera, provoca instabilidades e, consequentemente, a formação de nuvens de precipitação, sendo elas de tempestades ou não.

    No geral, a quarta-feira (07) será um dia de muita atenção na fronteira com o Uruguai e com a Argentina, com os riscos de chuvas intensas e tempestades a qualquer hora do dia. De acordo com o INMET dos 497 municípios gaúchos, 100 deles se encontram sob alerta de perigo para chuvas intensas amanhã (07).

    Mapa de precipitação acumulada entre terça (06) e quarta-feira (07).
    Mapa de precipitação acumulada entre terça (06) e quarta-feira (07), segundo o modelo ECMWF.

    Além disso, o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que os maiores volumes de chuva irão se concentrar entre as cidades de São Borja/RS e Alegrete/RS, em que alguns pontos isolados superam os 140 mm. Confira a lista da previsão de precipitação acumulada entre hoje (06) e amanhã (07) para o estado gaúcho:

    • Maçambará/RS - 117,2 mm
    • Manoel Viana/RS - 108,1 mm
    • São Borja/RS - 91,6 mm
    • Alegrete/RS - 82,9 mm

    A seguir algumas instruções de como agir em caso de ocorrência de tempestades acompanhados de fortes rajadas de vento, descargas elétricas e de chuvas intensas:

    • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
    • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

    Como foi falado em outras ocasiões, é importante que os moradores dessas áreas acompanhe a previsão do tempo e as notícias da sua região por meio da Meteored | Tempo.com e também pelos meios de comunicação das autoridades competentes