Região Sul sob alerta: frente fria traz risco de tempestades severas e volumes de quase 300 mm a partir de quarta-feira
Semana tem previsão de frente fria sobre a Região Sul. O sistema vai deixar estados sob alerta, riscos de tempestades severas e volumes de precipitação podem chegar a 300 mm

Uma nova frente fria se forma sobre a Região Sul do Brasil ao longo desta semana. O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que a partir desta quarta-feira (07), o Sul do Brasil ficará sob alerta pelos altos volumes de precipitação e dos riscos elevados de tempestades severas.
Nesta quarta-feira (07), o transporte de umidade proveniente da Floresta Amazônica irá se intensificar e, desta forma, possibilita a formação de tempo severo sobre parte do Sul do país, em especial o oeste e sul do Rio Grande do Sul.
A seguir acompanhe a previsão do tempo para os próximos dias para os três estados da Região Sul.
Tempo severo e altos volumes de precipitação para a Região Sul
Nesta terça-feira (06), uma boa parcela da Região Sul fica com tempo parcialmente ensolarado e sem previsão de chuva. Algumas áreas do Rio Grande do Sul possuem alertas de tempestades, contudo ficarão condicionadas ao oeste do estado. Há previsão de chuvas isoladas para o oeste de Santa Catarina, contudo, os volumes serão baixos e não serão capazes de causar transtornos.
A partir de quarta-feira (07) os volumes de precipitação sobre o Sul do país vão aumentar. Um sistema de baixa pressão começa a se formar e vai auxiliar no fortalecimento de um canal de umidade vindo da região amazônica. Isto faz com que instabilidades surjam e aumentem os riscos de tempestades severas.

Ainda na quarta-feira (07) as chuvas mais intensas e os acumulados de precipitação serão mais altos no oeste do Rio Grande do Sul. As cidades gaúchas de Uruguaiana/RS, São Borja/RS e Alegrete/RS devem ficar atentas e sob alerta de tempo severo, ou seja, chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento e com possibilidades de queda de granizo e ocorrência de descargas elétricas.
No decorrer da quinta-feira (08), o sistema já estará formado e vai trazer o risco de tempestades severas para todo o sudeste Rio-grandense e parte do sudoeste do estado gaúcho. Os efeitos da nova frente fria começam a ser sentidos em Santa Catarina com o aumento da nebulosidade sobre a região e o aumento das chances de chuva.

O alerta de chuvas mais intensas vão ficar por conta do final da noite de quinta-feira (08) e durante toda a sexta-feira (09). Os riscos de tempestades severas se desenvolverem sobre a região central do Rio Grande do Sul serão maiores. A faixa entre o oeste e leste do estado gaúcho possui potencial para transtornos, incluindo a capital Porto Alegre/RS.
A partir de sexta-feira (09) o sistema começa a avançar para outras áreas da Região Sul, são previstas chuvas para Santa Catarina na manhã deste sábado (10). E no final do dia, o sistema deve alcançar o estado do Paraná acompanhado de ventos e descargas elétricas.

Até este sábado (10) altos volumes acumulados estão sendo previstos pelo modelo de confiança da Meteored | Tempo.com. Os maiores volumes ficam por conta do Sudoeste e Sudeste do Rio Grande do Sul, regiões da Campanha Gaúcha, Fronteira Oeste e Sul. Confira a lista abaixo com os volumes acumulados previstos até este sábado (10):
- Uruguaiana/RS - 205,3 mm
- São Borja/RS - 152,3 mm
- Quaraí/RS - 242,9 mm
- Alegrete/RS - 178,9 mm
- Itaqui/RS - 203,4 mm
Os volumes de precipitação previstos para Santa Catarina não serão muito elevados, mas não são descartadas as chances de tempestades. Mesma situação do Paraná, onde a frente fria deve atingir o estado no sábado, os maiores volumes vão ocorrer no leste do estado, volume próximo a 30 mm.

Nos próximos dias será importante ficarem atentos às notícias e as previsões do tempo da Meteored e também de outras fontes como a Defesa Civil do seu município e também da Defesa Civil Estadual, uma vez que os acumulados de precipitação dos próximos dias ficam perto de 300 mm.