Primeiros dias de maio serão com temperaturas acima dos 30°C no Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste

A primeira semana de maio será marcada pelo tempo firme e pelo aumento das temperaturas pelo Brasil, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Confira os mapas de previsão e o meteorológico que está provocando isso.

calor outono clima de maio
Um sistema frontal estacionário irá contribuir para temperaturas elevadas na primeira semana de maio.

Após um mês de abril com temperaturas amenas e sensação de frio em boa parte do centro-sul, em virtude do aumento da incursão de frentes frias e de massas de ar frio, uma mudança de padrão será observada durante a primeira semana de maio nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste: o aumento das temperaturas, com máximas podendo passar facilmente dos 30°C. A Região Sul também enfrentará dias de calor na transição do mês.

O calor durante a primeira semana de maio será proporcionado por uma sistema frontal estacionário sobre parte da Região Sul.

Essa condição é proporcionada pela atuação de um sistema frontal estacionário sobre parte da Região Sul, que passa a atuar sobre o território brasileiro a partir do feriado do dia 1º de maio. O sistema tem dificuldades em avançar, atuando sobre o Rio Grande do Sul ao longo de toda a segunda-feira (01) e conseguindo avançar para os estados de Santa Catarina e do Paraná somente a partir da terça-feira (02).

Assim, um padrão pré-frontal é estabelecido, favorecendo o aumento das temperaturas em parte da Região Sul, mas, principalmente sobre o centro-leste do Brasil, incluindo as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Nessa época do ano, o acréscimo de temperatura favorece bastante o aumento da amplitude térmica. A sensação de frio na madrugada e início da manhã continua em parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, com acréscimo térmico em torno de 10°C ao longo do dia, proporcionando sensação de calor entre o fim da manhã e o meio da tarde.

A seguir vamos conferir os mapas as temperaturas máximas e mínimas para a próxima semana que o modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, está prevendo para a próxima semana.

Como ficam as temperaturas na primeira semana de maio?

No fim de semana o aumento das temperaturas já pode ser sentido na Região Sul e o ganho térmico mais intenso já faz parte de boa parte do Centro-Oeste e interior nordestino. No entanto, é no domingo (30) que as temperaturas aumentam mais e o calor passa a ser mais perceptível no centro-sul do Brasil.

No início da semana, com o avanço da frente fria pelo Sul, uma massa de ar frio consegue atuar em parte da Região. Por outro lado, a condição pré-frontal se intensifica no sul do Centro-oeste e na Região Sudeste.

No restante da semana, principalmente na sexta-feira (05), o intervalo das temperaturas máximas de 30 a 35°C atingem uma maior porção do Brasil Central e até mesmo do norte da Região Sul.

Nos dias seguintes a tendência aponta para o avanço costeiro da frente fria até sul do Nordeste, o que favorece a incursão de uma massa de ar frio pelo centro-sul. Posteriormente, há a expectativa de uma condição mais seca no centro-sul do Brasil, com umidade e maior potencial de chuvas irregulares na porção centro-norte. Esse padrão traz uma expectativa de temperaturas mais amenas.