Tendência mostra sistema frontal durante o feriado de 1º de maio

As primeiras percepções de curto prazo mostram a possibilidade de atuação de um sistema frontal no centro-sul do Brasil durante o próximo feriado, que acontece em 1º de maio. Confira aqui a análise da tendência.

1º de maio feriado
As tendências mostram a possibilidade do avanço de uma nova frente fria no próximo feriado.

O mês de abril tem apresentado um aumento da frequência de sistemas frontais e de massas de ar frio, dentre elas, a primeira massa de ar polar do ano, como já comentamos nas últimas previsões do tempo aqui da Meteored Brasil para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Essa mudança de padrão é proporcionada pelo fator climático Oscilação Antártica (AAO), que vem atuando com índice negativo. Esse sinal mostra os sistemas transientes estão atuando mais afastados da Antártica e, assim, conseguem atingir latitude menores passando de forma mais frequente sobre o centro-sul do Brasil, que nesta época do ano, além de contribuírem para chuva também há maior possibilidade para a incursão de massas de ar frio.

oscilação antártica
Evolução da AAO com linhas prestas sendo as condições observadas e as linhas em vermelho a previsão.

Assim, nesta semana teremos a passagem de uma frente fria e massa de ar frio e, no feriado do dia 1º de maio, a atuação de um sistema frontal. Mas será que o comportamento deste será equivalente aos anteriores? A resposta é NÃO! Vamos ver o porquê!

O que o modelo ECMWF está prevendo?

Já sabemos que uma frente fria e massa de ar frio irá atuar no Brasil entre esta terça (26) e quarta-feira (27), influenciando mais as regiões Sul e Sudeste. Esses sistemas, principalmente a massa de ar frio, atua no centro-sul do país até o próximo domingo (30), com seu afastamento completo para o oceano no feriado da segunda-feira (01).

Nesse momento, uma frente fria que estava na Argentina e no Uruguai avança pelo Rio Grande do Sul, perdendo intensidade e não consegue progredir mais do que isso, como se estivesse bloqueada. Essa condição se mantém até a quarta-feira (03), com um processo de formação de um ciclone e de uma frente fria, potencializando as chuvas sobre o território gaúcho e deixando o tempo instável também sobre Santa Catarina, o Paraná e parte do Mato Grosso do Sul.

No decorrer dos dias até o fim de semana, a frente fria consegue avançar pelo Sudeste e chegar até o estado da Bahia, contribuindo para chuvas esparsas no centro-leste do Brasil, mas que, no momento, podem ocorrer com até forte intensidade.

Esse padrão favorece o aumento das temperaturas na porção central do país e em boa parte das regiões Sul e Sudeste, onde podem ser registradas uma grande amplitude térmica, em torno de 10°C, e máximas variando de 30 a 35°C. Posteriormente, uma massa de ar frio volta a derrubara s temperaturas e, no fim de semana, as máximas na Região Sul e em boa parte do Sudeste podem variar dos 14 aos 24°C.

madden-julian
Oscilação de Madden-Julian atua na fase 4 e 5 no início da maio dificultando a ocorrência de chuvas na porção central e leste do país.

Todo esse comportamento está sob influência da AAO, como já foi comentado, mas também determinado pela Oscilação de Madden-Julian (MJO), que no início do mês de maio passa a atuar na fase 4, segundo a previsão do modelo ECMWF. Nesta época do ano, as fases da MJO já não impactam como no período úmido, mas mantém um padrão semelhante. Na fase 4, há uma potencialização dos eventos de chuva sobre a Região Sul e o desfavorecimento da precipitação na porção central. Assim, temos um padrão semelhante ao de um bloqueio atmosférico por poucos dias.

Como se trata de uma tendência ainda, mudanças na intensidade da precipitação e na localização os sistemas frontais podem ocorrer. No entanto, o comportamento do sistema mais bloqueado no seu avanço vai acontecer, proporcionando, dias mais quentes no início de maio.