Primavera inicia com muita chuva, temporais e dois eventos de muito frio

A primavera astronômica inicia nesta quinta-feira, 22 de setembro, e neste dia uma sistema frontal se forma no centro-sul do país, com alertas de chuvas intensas e temporais nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Posteriormente, o frio também é destaque, com duas massas de ar polar atuando no centro-sul.

clima primavera
A primavera astronômica começa nesta próxima quinta-feira, 22 de setembro. A estação inicia com muita chuva, temporais e duas massas de ar polar.

A primavera começa na próxima quinta-feira, 22 de setembro, às 22h04. Climatologicamente, trata-se de uma estação de transição do período seco para o período úmido para boa parte do país, com chuvas aumentando no centro-sul e migrando para o Brasil Central.

Nas últimas semanas, este padrão já se vem observando e pancadas já ocorreram em parte do Centro-Oeste e do Sudeste. Mesmo em alguns dias não ocorrendo chuva, a atuação de frentes frias de forma costeira, já contribuíram para a formação de nebulosidade conectando as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Nesta semana, esse padrão mais úmido será bastante evidente, principalmente a partir da próxima quarta-feira (21). A seguir trazemos as primeiras impressões da tendência dos primeiros dias da primavera.

Chuvas e temporais se espalham pelo Centro-Oeste, Sudeste e Brasil Central

Na quinta-feira (22), um processo de formação de uma frente fria e de um ciclone extratropical na altura do Sudeste trazem potencial para chuvas volumosas e temporais nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

A tendência aponta que já na madrugada chuvas intensas e temporais atingem todo o estado de São Paulo, a metade norte do Mato Grosso do Sul, o sul de Minas Gerais, a região do Triângulo Mineiro, o sul do Mato Grosso e até o norte do Paraná.

No decorrer do dia, a frente fria se forma e o ciclone extratropical atua no oceano. As chuvas diminuem no estado de São Paulo e se espalham por Minas Gerais, com tempo firme no norte e leste do estado. No Centro-Oeste, o sistema frontal contribui para chuvas intensas e temporais no norte do Mato Grosso do Sul, no estado do Mato Grosso e de Goiás. No Rio de Janeiro, os temporais devem começar a partir do fim da tarde.

Na Região Sul, a circulação do ciclone extratropical favorece o tempo instável no leste dos estados, mas com destaque para o Rio Grande do Sul, onde chuvas ocorrem com fraca intensidade.

período úmido
O mapa de acumulados de precipitação mostra um padrão bastante úmido para o fim do inverno e o início da primavera.

Nos dias seguintes, a frente fria avança de forma mais costeira e contribui para chuvas no Espírito Santo, no norte de Minas Gerais e no sul da Bahia. Além disso, o sistema favorece a organização de umidade no Brasil Central e para pancadas isoladas no Mato Grosso, Goiás, Tocantins e centro-sul do Pará. Após o domingo (25), mais eventos de chuva abrangentes e de forte intensidade atingem as regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Início de primavera com atuação de duas massas de ar polar e muito frio

Na quinta-feira (22), com a formação da frente fria, uma massa de ar polar avança da Argentina e derruba as temperaturas a partir do fim da tarde em toda a Região Sul e nos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, influenciando nas horas seguintes também o Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e de Goiás até o Mato Grosso.

Na sexta-feira (23), até o momento, há potencial de geada para toda a porção norte do Rio Grande do Sul, regiões da Serra e Planalto de Santa Catarina e no sul do Paraná. No sábado (24), o risco se mantém para as mesmas regiões do Sul, e no Sudeste, o destaque fica para as temperaturas abaixo de 10°C até mesmo na região metropolitana da capital.

A incursão da segunda massa de ar polar ocorre no início da semana entre a segunda-feira (26) e a terça-feira (27), sendo este evento com potencial de ser mais intenso que o anterior. No momento, o risco de geadas ainda está restrito à Região Sul.