Chuvas intensas e temporais voltam a deixar alertas no centro-sul do Brasil

A partir deste domingo, 18 de setembro, instabilidades voltam a atingir o centro-sul do Brasil, com alertas de temporais e chuvas intensas para a Região Sul e os estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Confira aqui os detalhes da previsão e os alertas.

alertas de tempo severo
Chuvas intensas e temporais voltam a atingir o centro-sul do país. Alertas para toda a Região Sul e estados de SP, de MG, do RJ e do MS.

Após dias um fim de semana com chuvas concentradas em parte da faixa leste do país, em virtude da atuação costeira de uma frente fria nas regiões Sudeste e Nordeste e da contribuição da uma massa de ar frio no oceano para o transporte de umidade desde o nordeste do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, novas instabilidades se desenvolvem à partir da tarde deste domingo (18) e levam potencial de chuvas intensas e temporais para o centro-sul.

Os alertas abrangem boa parte da Região Sul e dos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. O fim do inverno astronômico promete ser agitado. Confira a seguir a previsão em detalhes e os alertas.

Alertas e destaques da previsão do tempo

Uma baixa pressão entre o norte da Argentina e o Paraguai, contribui para uma região de cavado no leste argentino e para a formação de instabilidades nesta tarde de domingo (18). As instabilidades caminham em direção ao Oeste do Rio Grande do Sul nas horas seguintes. Alerta de chuvas intensas e temporais, que podem vir com granizo, no Oeste, Campanha e Missões até o período da noite.

Segunda-feira

Na madrugada de segunda-feira (19), as instabilidades alcançaram a Região Central, o Sul, o Sudeste Gaúcho, o Norte e a região metropolitana de Porto Alegre, mantendo-se no noroeste do Rio Grande do Sul. Há potencial ainda de chuvas intensas e temporais, que ocorrem de forma mais pontual.

As chuvas de forte intensidade e os temporais da segunda-feira podem ocorrer com queda de granizo.

No início da manhã, os temporais atingem também o nordeste do Rio Grande do Sul, o extremo oeste de Santa Catarina, o oeste do Paraná e até mesmo o extremo sul do Mato Grosso do Sul.

alerta de chuvas intensas e temporais.
Chuvas se espalham pela Região Sul ao longo da manhã.

No decorrer do período, as instabilidades ganham intensidade e chuvas intensas se espalham e por volta do fim da manhã, chuvas intensas e temporais ocorrem em todo o norte do Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina, oeste, sudoeste e noroeste do Paraná e no centro-sul do Mato Grosso do Sul. Há a possibilidade para pancadas no extremo oeste de São Paulo.

No período da tarde, as nuvens de chuvas continuam se deslocando para o leste e o potencial tempestivo aumenta. Alerta de chuvas intensas e temporais, que podem ocorrer com granizo, no centro-norte e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, em todo o estado de Santa Catarina, com chuvas mais intensas nas regiões do norte e leste por volta do fim do período, em todas as regiões do Paraná e no Mato Grosso do Sul.

alerta de temporais e granizo
frente fria se forma e contribui para o aumento das chuvas entre o Paraná, o Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo.

No período da noite, a região de cavado evolui para um frente fria e as chuvas passam a ocorrer com maior intensidade no norte de Santa Catarina, no norte e leste do Paraná, no sul e centro-leste do Mato Grosso do Sul e nas regiões do estado de São Paulo próxima à divisa com o Paraná e o Mato Grosso do Sul. No leste gaúcho e catarinense, as chuvas continuam com fraca a moderada intensidade.

Terça-feira

Na terça-feira (20), a frente fria apesar de perder intensidade consegue avançar pelo estado de São Paulo. Durante a madrugada, chuvas de forte intensidade ainda atingem o norte e leste do Paraná e de forma pontual o Mato Grosso do Sul. A novidade são as instabilidades se espalhando pelo oeste e sul de São Paulo, podendo atingir também a porção central do estado.

Os acumulados podem passar dos 100 mm no período de 48 horas entre os estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

Pela manhã, as chuvas começam a ocorrer de forma mais pontual devido ao afastamento da frente fria para o oceano. Pancadas isoladas se espalham pelo estado de São Paulo e podem ocorrer com forte intensidade, com maior probabilidade para a porção central. Há possibilidade de pancadas também no Triângulo Mineiro, em Minas Gerais. No Mato Grosso do Sul, as chuvas também ocorrem de forma mais isolada no norte e leste do estado. Na Região Sul, o tempo mais firme passa a predominar.

No decorrer da tarde, uma região de cavado passa a se formar e as instabilidades voltam a se desenvolver e até o período da noite, chuvas intensas e temporais atingem praticamente todo o território paulista, com padrão muito isolado ainda para o norte de São Paulo. Temporais também voltam a atingir o centro, sul e leste do Mato Grosso do Sul e o norte do Paraná. No Triângulo Mineiro ainda há possibilidade de pancadas isoladas e no sul de Minas Gerais há risco de temporais mais abrangentes. No Rio de Janeiro, as primeiras pancadas podem ocorrer no sul do estado.

Quarta-feira

Na quarta-feira (21), as instabilidades se espalham pelo centro-sul e a tendência aponta para mais chuvas intensas e temporais entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Na madrugada e manhã, há alertas de tempo severo para todo o Mato Grosso do Sul, oeste, noroeste, centro-sul e leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro, norte e noroeste do Paraná. No norte e norte paulista, bem como para o sul de Minas Gerais e região do Triângulo Mineiro, há possibilidade de pancadas muito isoladas.

alerta temporais; tempo severo
Na quarta-feira, as instabilidades se espalham mais pelo centro-sul do país e traz o risco de temporais novamente para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

No decorrer do dia, as instabilidades se espalham tanto para norte quanto para sul. Assim, há potencial de pancadas e temporais pontuais na metade norte do Rio Grande do Sul, no oeste e norte de Santa Catarina, em todo o Paraná, Mato Grosso do sul e São Paulo, no sul do Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte, e o Triângulo Mineiro.

Até o momento, os maiores acumulados e chuvas intensas ocorrem no norte e leste do Paraná, no centro-sul e leste do estado de São Paulo.