Previsão do tempo para a Semana Santa

Agora sim podemos falar com mais detalhes sobre as condições do tempo nos primeiros dias da Semana Santa e para o feriadão da Páscoa.

As procissões do Centro-Sul do Brasil podem ser afetadas pelas condições do tempo.

Os modelos de previsão mostram que a frente fria que vem atuando sobre o Brasil continuará até o meio da semana entre o Rio Grande do Sul e o estado de São Paulo, mantendo as temperaturas mais baixas nos estados gaúcho e catarinense. Em relação à chuva, o sistema contribui para a formação de instabilidades no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Previsão até a quarta-feira

Nesta segunda-feira (26) as procissões da Semana Santa têm seu início e podem ser prejudicadas pela chuva. A frente fria que se encontra atualmente entre o sul de Santa Catarina e o norte de São Paulo, se mantém estacionária e, no decorrer do dia, a previsão é de tempo nublado e chuva do sul catarinense até o Mato Grosso.

No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a nebulosidade é variável juntamente com a intensidade da chuva, que ocorre com maior intensidade na parte da tarde. Já nos estado do Sul, uma área de baixa pressão atmosférica na costa do Paraná e de São Paulo, contribui para o tempo fechado, com chuva de fraca a moderada intensidade e sensação de frio. Os maiores acumulados são esperados para a faixa leste que vai de Florianópolis até o litoral sul paulista.

Nas demais áreas da Região Sudeste, há previsão de chuva no oeste de Minas Gerais, incluindo o Triângulo Mineiro, e em praticamente todo o estado de São Paulo, com tempo firme somente nas áreas do leste próximas ao Rio de Janeiro. A chuva prevista ocorre com maior intensidade pela manhã no norte paulista e em Minas Gerais.

Acumulado de chuva até a quarta-feita (28) segundo o modelo ECMWF.

No Nordeste, o tempo segue firme na metade sul da Bahia e na faixa leste o Rio Grande do Norte, com formação de nuvens mais altas que podem provocar chuva fraca e isolada, porém nada que traga algum tipo de transtorno. Já a partir de Natal até o Amapá, incluindo o interior dos estados do Piauí e do Maranhão, o tempo segue com bastante nebulosidade e chuva, principalmente no litoral.

Na terça-feira (27) não há grandes mudanças nas condições do tempo no Brasil. No Nordeste as chuvas se concentram no norte da Região e, no Sudeste, o tempo fica mais firme no oeste mineiro, centro e norte de São Paulo. Na Região Sul o tempo continua instável, com previsão de chuva de intensidade variável ao longo do dia entre no norte do Rio Grande do Sul e em todas as regiões dos estados de Santa Catarina e do Paraná.

Na quarta-feira (28), com o afastamento da frente fria e a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre a costa norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as instabilidades se concentram no eixo que vai da metade norte do estado gaúcho até o Mato Grosso.

Previsão do tempo para o feriadão de Páscoa

A partir da quinta-feira (29), Dia da Última Ceia, as chuvas passam a se deslocar mais para o Sul do Brasil e a ocorre em todas as regiões de todos os estados. Essa condição contribui para um tempo mais firme no Sudeste e para o aumento da temperatura. No Nordeste há um aumento da nebulosidade no litoral leste, porém, é no norte da Região que há previsão de bastante chuva.