Previsão do tempo até o fim de semana: o calor perde intensidade e ainda há risco de tempestades; confira os detalhes

Ao longo dos próximos dias o calor perde força, mas as temperaturas permanecem elevadas. Com isso, os riscos de tempestades não são descartados.

Nos últimos dias uma intensa onda de calor tem afetado regiões do Sudeste e Centro-Oeste do país, elevando as temperaturas nessas áreas. Além disso, este cenário auxilia na diminuição das chuvas sobre a região, deixando-as abaixo da média para este mês de fevereiro.

A previsão é de que o calor perca intensidade no decorrer dos próximos dias, diminuindo as temperaturas. No entanto, elas ainda continuam elevadas e acima da média climatológica para esta época do ano. As chuvas, aos poucos, vai voltar ao Sudeste, em forma de tempestades isoladas.

Nesta terça-feira (18) as cidades do estado do Rio de Janeiro registraram as maiores temperaturas do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), alguns municípios registraram temperatura, novamente, superior aos 40°C:

  • Vila Militar (Rio de Janeiro) - 41°C
  • Silva Jardim/RJ - 40,6°C
  • Niterói/RJ - 40,5°C

Em contrapartida, a região Sul do país vem sofrendo com as tempestades isoladas, que têm ocorrido a partir da tarde e de forma muito repentina. Os estados de Santa Catarina, principalmente a porção leste, têm registrado precipitação superior a 50 mm. A estações automáticas do INMET registraram os seguintes volumes nesta terça-feira (18):

  • São Francisco do Sul/SC - 89,8 mm
  • Timbó/SC - 76,6 mm
  • Nova Laranjeira/PR - 76,6 mm

A seguir trazemos a previsão desta quinta-feira (20) e de sexta-feira (21).

O calor vai perder intensidade nos próximos dias

O amanhecer de quinta-feira (20) e sexta-feira (21) será com temperaturas agradáveis em boa parte do Sul do país e também em partes do Sudeste. No interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina as temperaturas ficam no entorno de 16°C, com exceção do leste destes estados, para lá a mínima prevista varia entre 18 e 23°C.

No decorrer da tarde as temperaturas sobem, mas não vão bater a casa dos 40°C. Ainda há presença de uma massa de ar um pouco mais fria na região, que são os resquícios da frente fria que atuou na área, sendo assim, as temperaturas vão ficar na casa dos 32°C no oeste de toda a região Sul. A capital Porto Alegre tem máxima prevista de 29°C, nesta quinta-feira (20), e de 30°C na sexta-feira (21).

Previsão de temperatura máxima para a tarde de sexta-feira (21), de acordo com o modelo ECMWF.
Previsão de temperatura máxima para a tarde de sexta-feira (21), de acordo com o modelo ECMWF.

Já no Sudeste, o período da noite tem reservado temperaturas mais baixas, o que deixa a sensação de frescor em comparação com o restante do dia. Nas regiões de serra as temperaturas desta quinta (20) e sexta-feira (21) ficam próximas de 19°C e nas demais localidades as mínimas podem chegar aos 22°C, principalmente na região de Araçatuba/SP e Uberlândia/MG.

Durante a tarde as temperaturas aumentam em áreas do Noroeste de São Paulo e Triângulo Mineiro onde podem chegar aos 35°C nesta quinta-feira (20) e aos 37°C na sexta (21). O calor começa a perder intensidade no litoral paulista, sobre a região as máximas diminuem e não ultrapassam os 27°C, enquanto que a Região Metropolitana do Rio de Janeiro pode registrar temperaturas na casa dos 36°C, durante a tarde de sexta-feira (21).

Riscos de tempestades no Sul e no Sudeste

Mudando agora o nosso foco para as chuvas, apesar da presença da massa de ar quente, o que dificulta a formação de nuvens de chuva, o INMET emitiu alertas para esta quinta-feira (20) para o Norte do Paraná, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, para a possibilidade de chuvas intensas e perigos potenciais para a formação de tempestades.

A frente fria que estava sob o Sul do país, está influenciando na ocorrência desses eventos elevando o índice de umidade do ar que, associada às altas temperaturas, vão desempenhar papeis fundamentais para a formação de tempestades.

Previsão do acumulado de chuva entre a quarta-feira (19) e sexta-feira (21).
Previsão do acumulado de chuva entre a quarta-feira (19) e sexta-feira (21).

Nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21) as chuvas ainda vão ficar bastante concentradas nos estados de Santa Catarina e também do Paraná, há riscos de tempestades também no litoral de São Paulo e na capital Paulista. Os maiores volumes de precipitação vão ocorrer no litoral dos três estados citados acima, a quantidade deve variar entre 30 e 60 mm.