Frente fria se afasta, mas chuvas e risco de tempestades continuam no Brasil: INMET emite alerta para 17 estados

A frente fria segue se afastando do continente em direção ao oceano Atlântico. Contudo, ainda há possibilidades de chuvas mais volumosas e de tempestades em algumas partes do Brasil.
- Mais informações: Brasil é o país com maior Índice de Previsão Extrema do mundo devido à onda de calor
Ao menos até esta quinta-feira (20) a frente fria vai continuar atuando sobre o Sul do Brasil, isso ocorre porque há umidade sendo transportada vindo de áreas do leste dos Andes, da região da Floresta Amazônica, para a região Sul mantendo o sistema ativo. A partir da madrugada de sexta-feira (21), o sistema perderá força devido a diminuição na presença de umidade.
Até lá, à medida que a frente fria avança sobre o país, ela também se desloca para leste, em direção ao oceano Atlântico. E aos poucos vai se afastando da porção continental e perdendo força. No entanto, na quarta-feira (19), o sistema ainda vai provocar chuvas de intensidades moderadas a forte e há riscos para a ocorrência de tempestades.
Para amanhã (19), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alguns alertas de tempestades inclusive para as regiões que estão sob influência do sistema. Há riscos de temporais no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e boa parte do Paraná. O acumulado diário pode chegar aos 50 mm, ainda de acordo com o INMET, há baixo risco de cortes de energia, quedas de galhos e de alagamentos.

Outras áreas do país também estão sob alerta de perigo potencial para a ocorrência de tempestades como: São Paulo, oeste de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão Ceará, Rio Grande do Norte, Amapá, Pará, Amazonas e Rondônia.
Mas não é apenas de chuva que vive o país, após a onda de calor afetar o Sul do Brasil, a massa de ar frio proporcionada pela incursão da frente fria trouxe a manutenção das temperaturas na região. Em algumas cidades a diminuição de temperatura entre a segunda-feira (17) e hoje (18) supera a casa dos 8°C.
Situação diferente do Sudeste que vai continuar registrando temperaturas muito altas. No litoral paulista e carioca, a máxima superou os 40°C nesta segunda-feira (17), a exemplo de Iguape/SP (40°C) e Niterói (42,2°C). A seguir a previsão para esta quarta-feira (19).
Riscos de tempestades no Sul e altas temperaturas no Sudeste
Assim como nos dias anteriores, a quarta-feira (19) terá contrastes térmicos entre o Sul e Sudeste, além da ausência de chuvas no centro-leste do Brasil.
Vamos começar com as chuvas, que desde a madrugada desta quarta-feira (19) vai atingir áreas do leste de Santa Catarina, região de Florianópolis, Itajaí e Lages, com chuvas isoladas e de fraca intensidade.
A partir da manhã, a precipitação se espalha pelo norte do Rio Grande do Sul, porção central de Santa Catarina e também no Paraná, próximo a Foz do Iguaçu, com previsão de pancadas de chuva mais fortes. O dia amanhece com pouca nebulosidade no Sudeste, deixando o sol aparecer desde as primeiras horas do dia.

Durante a tarde, os riscos de tempestades aumentam sobre algumas áreas do país. O sul do Paraná e o noroeste do estado de Santa Catarina possuem os maiores riscos de chuvas acompanhadas de raios e trovoadas. No entanto, o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com não aponta para ocorrência de tempestades em uma extensa área, e sim de maneiras pontuais que podem ser capazes de causar transtornos. Áreas do extremo norte do Brasil, também possuem chances de chuvas intensas e de possíveis tempestades.
O alívio do calor na região Sul, ocorre devido ao avanço de uma massa de ar frio, derrubando as temperaturas em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nesta quarta-feira (19), a manutenção das temperaturas também vai chegar a alguns municípios paranaenses.
Sobre o Sudeste, a presença da massa de ar seco faz as temperaturas máximas se destacarem em relação às outras regiões nesta quarta (19). Nas capitais São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, as temperaturas vão ficar cerca de 6°C acima da média, registrando temperaturas na casa dos 31°C.

No Sul, em Florianópolis, a quarta-feira (19) será com temperatura mais amena, ficando próxima de 25°C, em Curitiba, 22°C e máxima de 28°C em Porto Alegre. O alívio do calor finalmente chegou para as cidades do sul do Brasil. No centro-leste do Brasil, o calor deve permanecer até a próxima semana de fevereiro.