O fim de semana no Nordeste do Brasil: ZCIT continua provocando e levando riscos de chuvas intensas

A estrela do mês de março no Nordeste: a ZCIT! Sistema contribuirá para formação de chuvas neste final de semana em boa parte da região.

alerta chuvas Nordeste
O final de semana vai ser chuvoso em boa parte da região Nordeste devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Como já noticiamos aqui na Meteored Brasil, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está atuando de maneira intensa no Nordeste do país. Neste período do ano, ela tende a ficar mais ao sul da sua posição normal, favorecendo o transporte de umidade e consequentemente, a formação de pancadas de chuvas no Nordeste do Brasil.

E para esse final de semana, a expectativa de mais chuvas para a região Nordeste, diferente das regiões mais ao sul do Brasil, que estão sofrendo com a as altas temperaturas provocadas pelo bloqueio atmosférico. Mas não se descarta a possibilidade dos termômetros marcarem temperaturas próximas de 40°C.

Quase todo o Nordeste está em alerta para chuvas no final de semana

Na tarde de sábado (16), o litoral do Maranhão, centro do Piauí e Ceará possuem previsão de chuva no decorrer da tarde, além dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, mas de maneira mais pontual, sem grandes acumulados de chuva. No decorrer da noite as chuvas tendem a se dispersar e sem concentrar no interior da região, em formato de pancadas isoladas.

Nordeste
Mapa de chuva na tarde do sábado (16).

A partir da tarde deste domingo (17), são esperadas pancadas de chuvas em toda porção norte da região, favorecida pela alta disponibilidade de calor e umidade na atmosfera. A porção interiorana entre o Maranhão, Piauí e Ceará também possui previsão de chuva entre o entardecer e o anoitecer. Entretanto, altas temperaturas também são esperadas durante o final de semana no Nordeste, principalmente no interior dos estados da Bahia e Sergipe, com termômetros atingindo quase os 40°C.

Nordeste
Mapa de chuva na tarde de domingo (17).

Para o fim da noite de domingo, ainda tem previsão de chuva, dessa vez no litoral entre o estado da Paraíba e Pernambuco, inclusive na capital Recife, além do litoral norte do Rio Grande do Norte e Ceará.

E não se descarta a possibilidade de pancada de chuvas isoladas, ainda no domingo, no interior da região mesmo com a presença do sol em boa parte do dia.

Na segunda-feira (18), as instabilidades se formam desde o Rio Grande do Norte, passando por Paraíba e Pernambuco, mesmo que de maneira mais amena na terra do frevo. A condição será de muita nebulosidade e chuva persistente ao longo de toda faixa litorânea do Nordeste, a principal área de atuação da ZCIT, exceto o estado da Bahia, que não possui previsão de chuvas significativas neste final de semana.

Chuva
Mapa de chuva na segunda-feira (18) de manhã.

No decorrer da segunda-feira, as instabilidades logo se espalham pelo interior da região, favorecendo um cenário de chuvas desde o Maranhão até Pernambuco. Para o estado da Bahia não há previsão de chuvas ao longo da segunda-feira.

Um dos fatores que regem a posição da ZCIT é a Temperatura de Superfície do Mar (TSM) do Atlântico Sul, em que atualmente está com águas mais quentes que o normal neste mês de março, e tende a permanecer assim pelo menos até abril.

Em resumo, a ZCIT é “atraída” pelas águas mais quentes, ou seja, nessas condições ela tende a ficar posicionada mais ao sul e próxima da costa do Nordeste, contribuindo para chuvas acima da média nesse período entre o verão e o outono.