Outono à vista! Chuvas marcam o final de março em boa parte do Nordeste e forte atuação da ZCIT

Com a chegada do outono, modelos de previsão climática indicam um cenário de chuvas acima da média no Nordeste do Brasil. Confira mais detalhes!

Nordeste do Brasil
Chuvas devem marcar o final do mês de março e o inicio do outono no Nordeste Brasileiro. Foto: Karen Teixeira.

O verão está chegando ao fim e dando espaço para o protagonista da vez, o outono, que começa no dia 20 de março e termina no dia 21 de junho. O outono é caracterizado por ser uma estação de transição entre o verão e o outono, além de apresentar uma alternância dos dias quentes e frios.

Neste período, as chuvas mais volumosas se concentram no extremo norte do país, nas regiões Norte e Nordeste, em decorrência da posição mais ao sul da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Mas qual será a tendência de precipitação até o final de março? Vamos por etapas!

Climatologia
Mapas da climatologia de chuvas no Brasil para o mês de Março e Abril. Fonte: INMET.

Para região Nordeste, climatologicamente falando, entre março e abril não há grandes diferenças no padrão de chuvas acumuladas, com exceção do estado da Bahia, que tende a apresentar chuvas menos volumosas em relação ao mês de março, principalmente na área do médio São Francisco.

El Niño ainda persiste no Pacífico Equatorial!

Condições características do fenômeno El Niño permanecem sobre o oceano Pacífico equatorial. Ainda é possível observar uma faixa de águas quentes em grande parte do Pacífico equatorial desde a porção central até a costa da América do Sul, embora já mostrando sinais de desintensificação em relação aos meses anteriores, mas ainda com anomalias superiores a 1°C.

TSM
Anomalia de Temperatura de Superficie do Mar (TSM). NOAA

De acordo com a última atualização da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a probabilidade do El Niño persistir durante o trimestre de março a maio é de 60% e 80% de chance de registrarmos condições neutras do padrão El Niño Oscilação Sul (ENOS). Com esse enfraquecimento do El Niño, seus impactos sobre o Nordeste também irão enfraquecer.

TSM
Anomalia da TSM para o mês de Abril/2024. Fonte: NOAA

Enquanto as anomalias de Temperatura de Superfície do Mar (TSM) perdem força sobre Pacífico Tropical, no Atlântico Tropical as águas seguem muito mais quentes que o normal no mês de abril. Tais anomalias positivas de TSM próximo a costa do Nordeste favorecem a permanência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul, contribuindo para chuvas acima da média nesse final do mês de março.

São as águas de março fechando o verão!

Para última semana do verão, entre 18 e 25 de março, segundo o modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, a tendência é de chuvas acima da média entre o litoral do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, em consequência do posicionamento mais ao sul da ZCIT. Por outro lado, na porção interiorana da região e entre o litoral de Pernambuco e Bahia, o cenário é de irregularidade de chuvas, com anomalias negativas de precipitação.

Chuvas no Nordeste
Previsão semanal da anomalia de precipitação para as últimas semanas de Março. Fonte: ECMWF.

Entre 25 de março e 1 de abril, as condições de irregularidade de chuvas continuam no interior da região Nordeste, inclusive na porção do médio São Francisco no estado da Bahia. As condições mais úmidas ficam concentradas no litoral da região, desde o Ceará até a Bahia, associadas à forte atuação da ZCIT neste período de transição entre o verão e o outono do Hemisfério Sul.

Temperatura
Previsão semanal da anomalia de temperatura do ar para as últimas semanas de Março. Fonte: ECMWF.

Em relação a temperatura, a tendência é de anomalias ligeiramente acima da média sem grandes aumentos devido a disposição da ZCIT, que é responsável por manter a umidade elevada na porção norte da região. No interior da região Nordeste, as anomalias negativas de chuvas favorecem o aumento nas temperaturas nestas últimas semanas de março, mas nada tão anormal para este período.

Vale lembrar que essas previsões, por serem de longo prazo, podem apresentar incertezas e mudarem em rodas futuras do modelos. Fique de olho na Meteored Brasil nas atualizações da previsão climática no decorrer das semanas!