Previsão do tempo: 35ª Maratona Internacional Unimed de Porto Alegre

O maior evento de atletismo do Rio Grande do Sul irá ocorrer no próximo fim de semana. As condições meteorológicas influenciam diretamente no desempenho do atleta. Assim, confira a previsão do tempo para o horário da corrida.

A Maratona de Porto Alegre é o maior evento de atletismo do RS e essa é a medalha desse ano.

A 35° Maratona Internacional Unimed de Porto Alegre irá ocorrer no próximo domingo (10) e reunirá 10 mil corredores de todos os estados brasileiros e do exterior divididos da seguinte forma: mil inscritos na corrida de 7,5K, 4 mil inscritos na meia maratona (21K) e 5 mil inscritos na maratona (42K). No total estão inscritos 6142 homens e 3858 mulheres, sendo a prova de 7,5K com a maioria feminina de 666 mulheres contra 334 homens.

O recorde da Maratona de Porto Alegre no feminino pertence à queniana Ednah Mukhwana e ocorreu no ano de 2013 com o tempo de 02h32m41s e pace médio 3’37’’ por Km. Na prova masculina, o recorde pertence ao brasileiro Luiz Carlos da Silva, do Paraná, desde o ano de 1994 com a marca de 02h12m59s e pace médio de 3’09’’ por Km. Em geral, o tempo médio que os vencedores levam para correr os 42 Km é de 02h18min35 para os homens e de 02h49m02s para as mulheres.

Previsão do tempo

Na sexta-feira (08) uma massa de ar polar ganha intensidade sobre a Região Sul dificultando a formação de nuvens e proporcionando um dia ensolarado em todo o estado do Rio Grande do Sul. As temperaturas mínimas ficam bastante baixas, podendo ser registrados os menores valores do ano até o momento. Em Porto Alegre, mínima de 8°C e máxima de 16°C.

No sábado (09) essa massa de ar frio se desloca para o oceano favorecendo a atuação de ventos de quadrante norte, que transportam um ar mais quente para o estado contribuindo para o aumento de temperatura ao longo do dia. No entanto, a sensação de frio continua, com mínima de 10°C e máxima de 18°C em Porto Alegre. Previsão de sol durante boa parte da manhã, sendo que, mais para o fim do período a nebulosidade aumenta e há previsão de chuva isolada na parte da tarde.

Mapa de previsão de chuva para as 9h de domingo (10), segundo o modelo ECMWF.

Essa condição mais instável da atmosfera se mantém para o domingo (10), com o dia amanhecendo bastante nublado e com chuva. A prova tem início às 7h com temperatura em torno dos 16°C e chuva de fraca a moderada intensidade. A chuva se mantém durante a prova, oscilando de intensidade e sendo mais forte no final, por volta das 12h. A temperatura média durante a corrida é de 18°C e ventos em torno de 12 km/h, ocasionando no índice percepção térmica de frio e no estresse fisiológico de fraco a moderado. Essas medidas foram obtidas utilizando o modelo RayMan do Instituto Meteorológico de Freiburg para um corredor adulto de 75kg e 1,75m de altura.