Previsão do fim de semana tem sol, chuva volumosa e temporais pelo Brasil

No fim de semana, a previsão do tempo traz ainda o risco de chuvas intensas e de temporais para centro-norte do país, incluindo a Região Sudeste. No entanto, há boa parte com predomínio de sol. Confira aqui os detalhes da previsão do tempo.

previsão do tempo fim de semana
Fim de semana com sol, nebulosidade e alertas de temporais e chuvas intensas pelo Brasil. Confira aqui os destaque da previsão para o todo o país.

As chuvas voltaram a ocorrer no Brasil Central e em boa parte da Região Sudeste neste semana, com o avanço costeiro de uma frente fria e da atuação de uma região de cavado na porção central do país.

Além disso, a formação de um vórtice ciclônico contribuiu para o aumento da nebulosidade e para a ocorrência de chuvas isoladas na faixa leste de Santa Catarina até a faixa leste de São Paulo.

Região Sul: entre sol, tempo chuvoso e pancadas isoladas

No sábado (26), devido à circulação de leste e da formação de uma região de cavado, o dia fica nublado e chuvoso no litoral norte do Rio Grande do Sul, em toda a faixa leste de sul a norte de Santa Catarina e no leste do Paraná. Há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade com potencial para alagamentos.

alerta de chuva volumosa
No sábado, as chuvas mais intensas acontecem entre o fim da manhã e o início da tarde e mais para o período da noite.

Nas demais regiões, o tempo firme predomina, mas com nebulosidade variável ao longo do dia e crescente a partir da tarde, mas sem potencial para chuva. A maior concentração de nuvens fica em direção ao leste, com céu limpo nas áreas do oeste da Região Sul.

No domingo (27), os mesmo fatores influenciam o tempo na Região Sul, mas com tempo chuvoso restrito ao norte de Santa Catarina e ao leste do Paraná. Há potencial para chuvas de até forte intensidade e risco de alagamentos.

Os acumulados ao longo do fim de semana podem passar dos 100 mm em pontos entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná.

Nas demais áreas, bastante nebulosidade nas áreas mais ao leste de Santa Catarina e do Nordeste do Rio Grande do Sul, com pouca chance de ocorrência de chuva, que se ocorrer será de fraca intensidade e curta duração.

No período da tarde, o tempo fica mais firme em boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No entanto, instabilidades se formam e pancadas isoladas atingem o extremo norte gaúcho, o extremo oeste catarinense e o restante do território paranaense.

alerta de Região Sul
No período da tarde do domingo, pancadas se espalham pelo interior dos estados de Santa Catarina e do Paraná.

No período da noite, as chuvas diminuem e só ocorrem no leste e nordeste do Paraná, com tempo firme predominando no restante da Região Sul.

Região Sudeste: pancadas isoladas e alerta de temporais

No sábado (26), a presença de um vórtice ciclônico contribui para a organização de umidade na porção centro-norte do Sudeste e para a circulação de ventos de leste e sudeste no leste da Região.

Assim, pela manhã o tempo fica nublado no sul de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em praticamente todo o estado de Minas Gerais, com exceção da região do Triângulo Mineiro. Há previsão de chuvas isoladas e de fraca a moderada intensidade somente na metade norte mineiro e no norte fluminense.

alerta Sudeste
Previsão de chuvas de até forte intensidade nas áreas do leste e norte do Sudeste.

A partir da tarde, as instabilidades ganham intensidade e chuvas de até forte intensidade e temporais deixam em alerta o leste de São Paulo, o centro-sul, norte e leste de Minas Gerais, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. As chuvas diminuem de intensidade no decorrer da noite.

No domingo (26), os mesmos sistemas atuam e a condição é muito semelhante. No entanto, o tempo fica mais firme em boa parte do Sudeste pela manhã, mas há a possibilidade de chuvas de fraca a moderada intensidade em todo o litoral paulista e mais intensas entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

alerta temporais Sudeste
Instabilidades conseguem se espalhar uma pouco mais pelo interior do Sudeste no domingo.

A partir da tarde, as chuvas ganham intensidade e há alertas para menos regiões desta vez. Alerta de chuva forte e volumosa em toda a faixa leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais, com potencial para alagamentos e inundações. No norte e nordeste paulistas e restante do território mineiro, pancadas isoladas podem ocorrer na forma de temporais pontuais.

Região Centro-Oeste: tempo firme predomina, mas há possibilidade de chuva forte

No Centro-Oeste, o fim de semana será de tempo firme em boa parte da Região. Devido a manutenção do padrão dos sistemas, o tempo fica instável somente no norte e nordeste do Mato Grosso e na metade norte de Goiás.

No período da manhã dos dois dias, muita nebulosidade e chance de chuvas isoladas de até moderada intensidade. No período da tarde, as instabilidades se desenvolvem e levam risco para a ocorrência de temporais, que possuem maior probabilidade de atingir Brasília no sábado (26).

Região Nordeste: chuvas concentradas na Bahia e no interior da Região

Na região Nordeste, o fim de semana será muito semelhante no sábado (26) e no domingo (27). Tempo nublado em toda a Bahia, oeste de Pernambuco e sul dos estados do Piauí e do Maranhão, onda chuvas de fraca a moderada intensidade podem ocorrer de forma isoladas já na primeira parte do dia.

A partir da tarde, há alerta para elevado potencial de transtornos através das chuvas intensas e dos temporais, que atingem todas as regiões citadas acima. Os maiores acumulados e chuvas intensas possuem maior probabilidade de ocorrência no território baiano.

Região Norte: chuvas intensas e temporais de leste a oeste

Como no Centro-Oeste e no Nordeste, a banda de nebulosidade e tempo instável se mantém sem grandes alterações sobre a Região Norte ao longo de todo o fim de semana.

A previsão aponta para muita nebulosidade em praticamente toda a Região, com tempo firme somente no norte do Pará e no leste do Amapá.

No período da manhã, há possibilidade de chuvas de até forte intensidade na metade norte do Amazonas, na metade sul do Pará e no sul do Tocantins.

A partir da tarde, chuvas intensas e temporais deixam em alerta todo o Tocantins, a metade sul do Pará, todo o Amazonas e o norte dos estados do Acre e de Rondônia.