Previsão de frio intenso para o Centro-Sul do Brasil

Massa de ar frio intensa avança pelo Brasil nos próximos dias. As temperaturas diminuem bastante nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e há risco para formação de geada.

Massa de ar frio intensa avança pelo país e traz risco para a formação de geada em alguma localidades do Centro-Sul.

A partir da noite desta quinta-feira (23) uma massa de ar frio de forte intensidade, começa a avançar sobre o Centro-Sul do Brasil. No entanto, até lá, há previsão de chuva para algumas áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O ápice do frio está previsto para o fim de semana e serão registradas as menores temperaturas do ano até o momento. Vamos aos detalhes.

Previsão do tempo

Na madrugada desta quinta-feira (23) a massa de ar frio se encontra sobre a Argentina, no entanto, os ventos de sudoeste transportam o ar mais frio para a Região Sul, oeste e sul do Centro-Oeste. Devido à formação de uma baixa pressão próxima a costa do Sul do país, o dia fica nublado em toda a Região e no estado do Mato Grosso do Sul, com previsão de chuva já pela manhã na metade sul do Rio Grande do Sul, leste e norte de Santa Catarina, no Paraná e no Mato Grosso do Sul.

Na parte da tarde, as chuvas ganham intensidade e há risco de temporais no Mato Grosso do Sul, norte e leste do Paraná, sul e oeste de São Paulo. Nas demais áreas paranaenses, estado de Santa Catarina, metade sul e leste do Rio Grande do Sul, o tempo segue chuvoso. Já no restante do Centro-Sudeste, o tempo firme predomina, mas há previsão de pancadas isoladas e de curta duração em Goiás, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo.

Na parte da noite atenção para o leste paulista e dos estados de Santa Catarina e do Paraná. Há previsão de chuvas volumosas, que trazem risco para transtornos como alagamentos e inundações.

Na sexta-feira (24), a baixa pressão se afasta para o oceano, mas ainda influência o tempo no Sul e no Sudeste. Previsão de chuva forte pela manhã no leste e norte do Rio Grande do Sul, com risco para transtornos para a região metropolitana de Porto Alegre e Serra Gaúcha. No estado de São Paulo, Rio de Janeiro, metade sul e oeste de Minas Gerais, o dia começa nublado e com chuva de fraca a moderada intensidade. No Centro-Oeste, a mesma condição para o norte do Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e estado de Goiás.

Na parte da tarde, o tempo se mantém nublado e com chuva fraca no norte e leste do Rio Grande do Sul, no estado de Santa Catarina e no sul do Paraná. Em São Paulo, o tempo abre, mas com o avanço da frente fria, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e todo o estado de Goiás, o tempo continua nublado e com ocorrência de fraca. As temperaturas continuam baixas e a sensação é de frio em todo o Centro-Sul ao longo do dia.

O fim de semana

O fim de semana será de tempo firme em praticamente todo o país, devido à atuação da massa de ar seco e frio. No Sul o auge do frio se dá no sábado (25), quando há risco de geada fraca na metade sul e serra do Rio Grande do Sul, centro e serra de Santa Catarina e sul do Paraná. No Centro-Oeste, o dia mais frio também será no sábado (25), mas não há formação de geada. Já no Sudeste, devido ao deslocamento da massa de ar frio, no domingo (26) serão registradas as menores temperaturas, com risco de geada fraca somente para as regiões mais levadas como em Monte Verde, MG, e Campos do Jordão,SP.