Previsão de continuidade das ZCAS e das chuvas no Norte e leste do Sul

Nos próximos dias a Zona de Convergência do Atlântico Sul se mantém atuante mas com redução de intensidade. Mesmo assim, há potencial para transtornos pontuais. No Norte as chuvas continuam e no Sul o tempo fica mais firme.

ZCAS, chuvas ES, chuvas SP, chuvas RJ
Chuvas se tornam mais irregulares mas o potencial para tempestade pontuais permanece para o Centro-Oeste e Sudeste. Chuvas no Sul também diminuem.

O estabelecimento de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) desde o fim de semana, de baixa intensidade, vem contribuindo para o tempo instável e para chuvas na forma de pancadas no Brasil Central, principalmente nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste. O destaque fica para as chuvas mais intensas e abrangentes que atingiram os estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, resultando em alagamentos, principalmente na capital capixaba.

Eventos de chuvas expressivas e mais volumosas também vem ocorrendo no estado do Amazonas por conta da intensa atividade convectiva estimulada, principalmente, por uma fase favorável da Oscilação de Madden-Julian.

zcas
Imagem de satélite do canal do infravermelho do início da noite da terça-feira (09), evidenciando a atuação da ZCAS e do cavado na costa da Região Sul. ZCIT atua ao norte do país.

No norte do Pará e no Amapá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o sistema responsável pela frequentes chuvas na região. Já no leste da Região Sul, a precipitação vem ocorrendo na forma de pancadas isoladas no período da tarde devido à atuação de um cavado, que irá evoluir nos próximos dias para um ciclone extratropical de baixa intensidade.

Padrão, intensidade e volume da precipitação para os próximos dias

Nos próximos dias o padrão de distribuição das chuvas é bastante semelhante ao observado nos dias anteriores, uma vez que há a manutenção da ZCAS, que alimentada principalmente pelo desenvolvimento de um ciclone extratropical de fraca intensidade próximo a costa da Região Sul, pela atuação da ZCIT sobre o norte do Pará, estado do Amapá e porção oeste da faixa norte nordestina, e atividade convectiva ser favorecida nos restante da Região Norte.

Mesmo com o enfraquecimento da ZCAS, há a alerta para tempestade a partir da tarde que podem provocar transtornos pontuais como alagamentos e inundações.

A diferença está no fato de que o próprio sistema ZCAS começa a perder intensidade e as chuvas se tornam mais irregulares, ocorrendo a partir da tarde no estado de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Goiás, no Mato Grosso, sul e oeste da Bahia e no Tocantins.

Mesmo com a irregularidade, há potencial para transtornos pontuais como alagamentos e inundações, devido à probabilidade para ocorrência de tempestades. No entanto, os maiores acumulados e chuvas abrangentes são esperados para o restante da Região Norte e faixa norte do país.

ciclone extratropical
O fraco ciclone extratropical próximo a costa da Região Sul não proporciona eventos extremos de vento e agitação marítima. Rajadas máxima prevista de 60 km/h.

Para o Centro-Sul, o tempo firme predomina ao longo do dia, com o sol dividindo o céu com várias nuvens. Devido à atuação do ciclone extratropical, que não deve provocar transtornos, e seu afastamento para o oceano, a abrangência das chuvas na faixa leste da Região Sul diminui bastante, no entanto, não se descarta a ocorrência de pancadas isoladas na parte da tarde durante esta quarta-feira (10). Já para a quinta (11) e sexta-feira (12) a possibilidade de chuva diminui bastante.

O ciclone extratropical de baixa intensidade, próxima à costa da Região Sul, não traz potencial para transtornos, ao máximo, rajadas de até 60 km/h na costa catarinense.

Para o estado de São Paulo, porção central, norte e leste, o dia com alerta para tempestade e maior potencial para transtornos é quinta-feira, no período da tarde, devido ao posicionamento do ciclone extratropical que contribui para o aumento da instabilidade.