Previsão de chuva e frio no Sul do Brasil até pelo menos a sexta-feira, 10; veja os detalhes
A semana será marcada por chuva persistente e queda de temperatura no Sul do Brasil. O Paraná deve concentrar os maiores acumulados, com risco de transtornos.

Como antecipado pela Meteored, a formação de uma frente fria vem causando tempestades severas na Região Sul do Brasil desde ontem (5), com relato de granizo, chuvas intensas e danos causados por rajadas intensas de vento. Na manhã de hoje (6), uma tempestade destelhou um prédio em Lajeado, na região central do Rio Grande do Sul.

Enquanto a frente fria avança lentamente em direção ao Sudeste do Brasil no decorrer dos próximos dias, a convergência de umidade deixará a semana chuvosa em parte da Região Sul. O estado do Paraná sob alerta para transtornos relacionados a tempestades e volumes de chuva elevados. Além disso, com a chegada da massa de ar frio, as temperaturas irão cair abaixo de 10°C. Confira os detalhes.
Tempestades severas, chuvas intensas e risco de transtornos
Enquanto no Rio Grande do Sul a chuva deve cessar ao longo da segunda-feira (6), deixando o tempo firme durante toda a semana, em Santa Catarina e no Paraná a chuva deve ocorrer ao longo de todos os dias.
As tempestades serão intensas, com risco de granizo, rajadas de vento e chuvas intensas desde o norte de Santa Catarina e uma ampla área no Paraná (Sul, Centro, Oeste, Norte), com acumulados que podem ultrapassar 60 mm em 24h.

Na quarta (8) e quinta-feira (9), as tempestades perdem intensidade, podendo ocorrer de forma mais localizada e menos severa na metade norte do Paraná. Apesar disso, as chuvas ainda podem ser intensas durante diversos horários do dia sobre todo o estado paranaense.

Na sexta-feira (10) uma nova rodada de tempestades muito severas estão previstas para o Paraná. Entre a madrugada e a manhã, as tempestades mais intensas estão previstas para o centro-oeste e centro-norte do Paraná. A partir da tarde as tempestades ganham força em toda a metade norte, com maior intensidade no Noroeste.

A previsão de chuva acumulada até o final da sexta-feira (10) indica que o estado mais afetado será o Paraná, onde o volume deve ultrapassar 100 mm em uma ampla região.

Os maiores volumes previstos indicam:
- 190 mm na região de Palotina, na região Oeste
- 170 mm no Noroeste (região de Cianorte), Norte-Centro (região de Faxinal) e Centro Ocidental (Roncador)
- 150 mm na mesorregião Metropolitana de Curitiba (entre a capital e o litoral)
Os elevados volumes de chuva podem causar transtornos como alagamentos súbitos em áreas de risco. Além disso, os volumes elevados de chuva estão associados com tempestades severas, que também podem causar transtornos relacionados a granizo, raios e rajadas de vento.
Mínimas abaixo de 10°C
Com a chegada da massa de ar frio após a passagem da frente fria, as temperaturas irão cair abaixo de 10°C na Região Sul, entre terça (7) e sexta-feira (10).
Na terça-feira (7), mínimas entre 6°C e 10°C estão previstas para as Serras Gaúcha e Catarinense, e também na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. Na quarta-feira (8) as temperaturas abaixo de 10°C avançam também para o norte do Rio Grande do Sul, centro-norte de Santa Catarina e centro-sul do Paraná, com mínima de 5°C em Santa Catarina.

Entre quinta (9) e sexta-feira (10) as mínimas sobem ligeiramente, ainda se mantendo abaixo de 10°C nas regiões serranas. As temperaturas máximas, no entanto, entram em elevação e a sensação de calor retorna, com valores da ordem dos 20°C apenas na faixa leste entre Santa Catarina e o Paraná.