Frente fria chega ao Sudeste e muda o tempo em parte da região nesta terça, 7; saiba onde
O tempo vai mudar sobre o Sudeste do Brasil a partir desta terça-feira (7). A chegada da frente fria vai provocar chuvas mais fortes e há riscos de temporais isolados.
- Veja também: Frente fria avança nas próximas horas pelo centro-sul do Brasil: alerta de tempestades e frio; veja a previsão

Uma mudança no tempo está prevista para ocorrer em parte do Sudeste do Brasil nesta terça-feira (7). A chegada de uma nova frente fria sobre a região deve aumentar a nebulosidade, além de elevar as chances de chuvas fortes e o risco de tempestades isoladas.
O sistema se formou sobre o Sul do Brasil entre o final da noite de domingo (5) e a madrugada de segunda-feira (6). Antes de alcançar o Sudeste, a frente fria deve provocar chuvas intensas e temporais em várias áreas do Sul, colocando diversas cidades em alerta para possíveis transtornos nas próximas horas.
Veja a seguir a previsão do tempo para terça-feira (7) com mais informações sobre o avanço desta frente fria e confira se a sua região terá mudança nas condições de tempo.
Frente fria atinge SP, RJ e MG nesta terça-feira
O tempo começa a mudar sobre áreas do Sudeste já na madrugada desta terça-feira (7). Nas primeiras horas, há previsão de aumento de nebulosidade em grande parte do estado de São Paulo, além de pancadas de chuva isoladas no extremo sul paulista e em áreas do litoral.

Com a chegada da manhã, as nuvens presentes sobre o oeste e noroeste paulista tendem a se dissipar, deixando o tempo com sol entre nuvens. Já em outras áreas do estado, o cenário será diferente: o tempo permanece nublado e há previsão de chuvas localizadas no litoral e na capital São Paulo/SP.
Ainda durante a manhã, o tempo começa a mudar no Rio de Janeiro com a chegada da umidade e a formação de nuvens. No período da tarde, a frente fria avança e provoca tempo fechado em boa parte de São Paulo, no centro e sul do Rio de Janeiro e também no sul de Minas Gerais.

As chuvas mais fortes são previstas para a faixa leste paulista, incluindo a Região Metropolitana de São Paulo/SP, e também para o oeste do estado, na região entre Araçatuba/SP e Presidente Prudente/SP, onde há risco de temporais. Já as chuvas leves e garoas devem se concentrar na Serra da Mantiqueira e no litoral fluminense, atingindo cidades como Angra dos Reis/RJ e Paraty/RJ.
Contraste de temperaturas sobre o Sudeste
A começar pelas temperaturas mínimas, os termômetros variam entre 13°C e 19°C nos municípios do leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. Nas áreas mais altas da região, o amanhecer terá mínima próxima de 12°C.

Por outro lado, o oeste do Sudeste terá mínimas entre 22°C e 26°C. Ou seja, o dia já começa com temperaturas elevadas e ar extremamente seco. A preocupação, no entanto, fica para o período da tarde, quando os termômetros variam entre 38°C e 40°C entre o noroeste paulista e o Triângulo Mineiro.
O contraste térmico chega a superar os 20°C em algumas cidades do sul de São Paulo. Em Capão Bonito/SP, por exemplo, a máxima não passa dos 19°C, enquanto em Palestina/SP, no noroeste do estado, a previsão é de 40°C.

Apesar do aumento da nebulosidade, as temperaturas seguem elevadas no sul de Minas, com valores entre 30°C e 32°C.
No Rio de Janeiro, também há forte contraste: no norte do estado, como em Campos dos Goytacazes/RJ, a máxima prevista é de 31°C; já no sul fluminense, em cidades como Paraty/RJ, os termômetros não devem superar os 22°C.
Temperaturas despencam ao longo da semana
À medida que a frente fria avança e o tempo muda, as temperaturas começam a cair, especialmente nos municípios do centro e leste de São Paulo, sul de Minas e Rio de Janeiro.
No Sul de Minas Gerais, a diminuição será mais gradual, com temperaturas recuando até a sexta-feira (10). Já no oeste paulista e no Triângulo Mineiro, a queda não será tão acentuada quanto na porção leste, mas ainda assim haverá redução. Nessas áreas, as máximas devem cair entre 4°C e 6°C.