Prévia para o feriado de Páscoa: condições típicas de outono

A mudança de padrão estabelecida nesta semana se manterá ao longo do próximo feriado santo, com atuação de frente fria e massa de ar frio. Confira os destaques da previsão prévia da Páscoa para todo o país.

previsão do tempo; feriado; páscoa
Durante o feriado santo uma frente fria e uma massa de ar frio serão os principais sistemas atuantes.

No início desta semana uma mudança de padrão será estabelecida, devido ao enfraquecimento do bloqueio atmosférico, que possibilita o avanço de uma frente fria e, principalmente, de uma massa de ar frio intensa.

Esses sistemas ainda atuarão no fim da semana proporcionando condições típicas de outono para parte do Centro-Sul e mais instáveis na Região Nordeste. A seguir mostramos o cenário prévio para o feriado, através dos mapas de precipitação e de temperaturas máxima e mínima.

Chuvas se concentram nas regiões Norte e Nordeste

Na sexta-feira (02), uma frente fria atua no sul da Bahia, contribuindo para o tempo nublado e chuvoso no sul baiano e no norte do Espírito Santo. Muita nebulosidade também no norte de Minas Gerais e no interior do Nordeste, em toda a Região Norte e no norte dos estados de Goiás e do Mato Grosso, porém, as chuvas ocorrem a partir da tarde e na forma de pancadas isoladas.

previsão; páscoa; chuvas na Bahia
A Sexta-feira Santa será de muita chuva para o sul da Bahia, principalmente no período da tarde, quando são esperados as chuva mais intensas.

Na faixa norte, do oeste do Rio Grande do Norte até o Amapá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também proporciona um dia chuvoso, com chuva fraca e isolada ocorrendo pela manhã e mais intensa e abrangente no período da tarde.

Na Região Sul e no restante do Centro-Oeste e do Sudeste, o tempo firme e ensolarado predomina, com maior concentração de nuvens na faixa leste do Rio Grande do Sul até o sul do Rio de Janeiro, que aumenta a partir da tarde. Não há potencial para chuva.

No sábado (03) e no domingo de Páscoa (04), o sistema frontal já se encontra mais afastado e enfraquecido, no entanto, ainda contribui para a nebulosidade mais densa ao longo do dia no estado da Bahia, norte de Minas Gerais, no estado de Goiás e no sul do Tocantins. Previsão de chuvas isoladas pela manhã, com potencial de ocorrerem de forma intensa somente no sul baiano.

No restante da Região Norte e na faixa norte do Rio Grande do Norte até o Amapá, as chuvas ocorrem a partir de meados da tarde e na forma de pancadas isoladas. Mesma condição é prevista para o norte do Mato Grosso.

ZCIT; previsão; páscoa
A ZICT provoca chuvas intensas durante a Sexta-feira Santa na faixa norte do país. Durante o fim de semana há a diminuição do potencial das chuvas.

Na Região Sul e nas demais áreas do Centro-Oeste e do Sudeste, o tempo firme predomina e, novamente, com maior concentração de nuvens em toda a faixa leste do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro. Há potencial para chuva fraca a moderada a partir do meio da tarde, devido ao maior transporte de umidade do oceano, promovido pelos ventos perpendiculares à costa.

Temperaturas típicas de outono em boa parte do país

A massa de ar frio do início desta semana recebe um reforço de outra mais para o fim da semana, porém ambas atuam de forma mais oceânica, com o núcleo (região mais fria) não conseguindo chegar com plenitude até o continente. No entanto, parte dessa massa de ar frio, consegue avançar pelo Centro-Sul e provocar frio e proporcionar um tempo mais firme, como vimos anteriormente.

A Sexta-feira Santa será o dia mais frio para a Região Sul, com mínimas em torno dos 3°C nas regiões mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nas demais regiões, as mínimas oscilam entre 10 e 15°C, com exceção das regiões costeiras e mais baixas, onde as mínimas não devem oscilar entre 16 e 18°C. No norte e oeste do Paraná, as temperaturas não caem muito e as mínimas ficam acima dos 20°C.

No restante do país, graças aos ventos de quadrante sul, que transportam o ar mais frio, o centro-leste paulista, sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, também sofrem redução das temperaturas, com mínimas na maior parte das regiões variando entre 18 e 20°C. Nas regiões mais elevadas os termômetros podem chegar abaixo dos 10°C.

Já no fim de semana, o frio perde intensidade, mas ainda se faz presente, proporcionando uma condição mais amena e agradável pela manhã e a partir do fim do dia. Tanto no sábado quanto no domingo, o ar frio consegue chegar ao norte mineiro, ao Espírito Santo e ao sul da Bahia, proporcionando também uma condição mais amena.

Em relação às temperaturas máximas, o uso de casacos não será necessário entre o fim da manhã e da tarde. Como na maioria dos dias das estações de transição, as temperaturas sobem o suficiente para patamares agradáveis e até mesmo que proporcionam calor.

Na Região Sul, somente nas regiões de serra que as máximas devem ficar em torno dos 20 e 21°C. Nas demais áreas, chegam facilmente aos 24 e 25°C. Já no nordeste de Santa Catarina e em boa parte do Paraná, ficam acima dos 26°C. No Centro-Leste do país, o calor se mantém e as temperaturas atingem facilmente patamares acima dos 30°C.

No fim de semana, devido à maior incursão dos ventos de quadrante sul, no estado de Minas Gerais, no Espírito Santo e no sul da Bahia, as máximas atingem valores mais amenos ficando entre 26 e 38°C.