Predomínio de tempo seco em boa parte do Brasil

Devido ao afastamento da frente fria, uma massa de ar mais seca e bastante fria inibe a formação de nuvens na maior parte do país.

Massa de ar seco e frio se mantém por toda a semana em boa parte do país.

Na última sexta-feira (18) uma frente fria chegou ao Sul do Brasil e, ao longo do fim de semana, se deslocou até o norte da Região Centro-Oeste, provocando chuva e trovoadas por onde passava. Acompanhando esse sistema, uma massa de ar polar intensa, derrubou as temperaturas em boa parte do país e nesta madrugada, por voltas das 6h, foram registradas temperaturas negativas de -1,6°C em General Carneiro-PR e em Monte Verde-MG.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (21), o predomínio é tempo firme no Centro-Sul do país, com maior concentração de nuvens na metade sul e leste do RS, e previsão de garoa na parte da tarde e noite nessas localidades. As temperaturas sobem ao longo do dia, mas não devem passar dos 20°C, na região que abrange desde o sul estado gaúcho até o sul de MG. Do norte do PR e oeste de SP até o estado de Goiás e metade sul do MT, as temperaturas se elevam a sensação é mais agradável, com valores em torno dos 26°C. No fim do dia volta a esfriar.

Entre o ES e o sul da BA, a frente fria, mesmo afastada, deixa o tempo nublado e com chuva ao longo do dia, com redução somente no fim do dia. Devido à presença do sistema, boa parte do estado baiano, norte de TO e sul do PI e MA, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove. Já no litoral norte do país, os ventos que sopram em direção a costa mantêm o tempo instável e com chuva ao longo dia desde Fortaleza até o estado do AP.

Previsão do acumulado de chuva da segunda-feira (21) até a quarta-feira (23), segundo o modelo ECMWF.

Na terça-feira (22) não há previsão de grandes mudanças. A massa de ar fria perde um pouco de intensidade, porém, mantém o tempo firme em boa parte do país. Maior concentração de nuvens na metade sul do RS, mas mesmo assim o sol aparece entre poucas nuvens. As temperaturas continuam baixas, principalmente durante a noite e madrugada, se elevando um pouco mais agora ao longo do dia. Previsão de chuva no país, somente no extremo norte, entre Porto Seguro e Salvador, e de forma isolada na região entre o norte de Goiás, sul do TO, oeste da BA e o noroeste de MG.

Na quarta-feira (23) uma frente fria que passa bastante ao sul do Uruguai, contribui para o deslocamento de uma massa de ar polar para a Região Sul e diminui as temperaturas na madrugada e no período da noite. A presença dessa massa de ar mais fria favorece a atuação dos ventos em direção a costa, provocando chuva fraca mais para a noite entre o litoral norte de SC e o estado do RJ.

Tendência para o restante da semana

Devido ao avanço da massa de ar polar a madrugada de quita-feira (24) tende a ser mais fria em relação ao dia de hoje (21), registrando recordes de temperatura nesse ano nos estado do Sul. A nebulosidade aumenta no leste dos estados de SC, PR, SP e RJ, o que provoca chuva fraca desde o litoral paranaense até o carioca.

Temperatura mínima prevista para a quinta-feira (24), segundo o modelo ECMWF.

Nos dias seguintes, a massa de ar polar se afasta em direção ao oceano, contribuindo para o aumento das temperaturas e alívio do frio no fim de semana. Previsão de aumento das chuvas no leste e norte do Nordeste.