Pós-Carnaval com avanço de frente fria e de nova massa de ar frio

Nos próximos dias uma frente fria avança pelo Sul do Brasil provocando chuvas e risco de temporais no Centro-Sul. Destaque também de uma massa de ar frio mais intensa que a anterior.

Frio e chuva no pós-carnaval
Nova frente fria avança pelo Centro-Sul deixando em alerta para chuvas volumosas. Massa de ar frio também consegue avançar e há previsão de mais frio.

O sistema de alta pressão que avançou pelo Centro-Sul do Brasil e se deslocou para o oceano nos últimos dias provocando temperaturas muito baixas para a época do ano, com mínimas chegando muito próximas do 0°C na Serra Catarinense, e contribuindo para o aumento da agitação marítima que resultou no fenômeno de ressaca em boa parte do litoral da Região Sul e dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Nesta semana esses eventos podem se repetir. O avanço de uma frente fria pela Região Sul traz riscos para temporais e chuvas volumosas também no Centro-Oeste e no Sudeste. Após a sua passagem, uma massa de ar frio, mais intensa do que esta última, derruba novamente as temperaturas e um cenário de outono e inverno se repete em todo o Centro-Sul do país. A agitação marítima também aumenta desde Santa Catarina até o Rio de Janeiro. A seguir contamos mais detalhes para a esta semana.

Destaques e alertas para a semana

A chegada de frente fria está prevista para a tarde da terça-feira (25), no entanto, uma região de cavado no oeste da Região Sul também provocam mudanças nas condições do tempo. Pela manhã, bastante nebulosidade pela manhã e previsão de chuva isolada no noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste dos estado de Santa Catarina e do Paraná. No Brasil Central, tempo nublado, porém, com a atuação de baixa pressão próximo a costa do Espírito Santo e do sul da Bahia, a condição é mais instável e há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade no território capixaba e no centro-norte dos estados de Minas Gerais e de Goiás, com a inclusão da grande BH.

A partir do meio da tarde, com a atuação mais efetiva da frente fria, as instabilidades na Região Sul se desenvolvem e se espalham, deixando em alerta para temporais todo o estado do Paraná, de Santa Catarina, metade norte do Rio Grande do Sul, centro-sul do Mato Grosso do Sul, sul e centro-oeste do estado de São Paulo. Nas capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, as chuvas mais intensas e com potencial para transtornos ocorrem no período da noite.

Na quarta-feira (26), na madrugada a frente fria ganha intensidade e chove com forte intensidade em todo o território catarinense, no oeste do Paraná, no sul do Mato Grosso do Sul e oeste paulista. No decorrer da manhã, temporais se espalham pelo estado de do Paraná, leste e se mantém no centro-leste de Santa Catarina. No restante do Brasil, bastante nebulosidade e sem ocorrência de chuva.

Na parte da tarde, a frente fria avança de forma lenta e o tempo chuvoso continua no norte catarinense, no norte e leste do Paraná, no Mato Grosso do Sul e no oeste paulista. No norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, centro-sul de Goiás e no Mato Grosso pancadas isoladas, mais com potencial para temporais passam a ocorrer a partir do meio da tarde. Por volta do fim do dia e início da noite, o sistema frontal já passa a atuar sobre o estado de São Paulo e há risco de chuvas muito intensas no leste paulista e ao longo da madrugada no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais.

Na quinta-feira (27), com o avanço da frente fria, uma massa de ar frio e intensa consegue penetrar na Região Sul, transportando o ar mais frio até o Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo. Assim, mínimas abaixo de 10°C podem ser registradas na metade sul do Rio Grande do Sul. Já no Sudeste, o destaque novamente são as chuvas volumosas já pela manhã que trazem potencial para transtornos pela manhã para o leste paulista e para o Rio de Janeiro.

A partir do meio da tarde, principalmente mais para o fim do dia e a noite, os alertas de tempo severo passam a abranger o estado de Minas Gerais, com exceção das áreas mais ao norte, o estado do Espírito Santo, o norte do Rio de Janeiro e o centro-sul de Goiás.

Na sexta-feira (28), sem grande mudanças. O sistema frontal ancora na altura do Espírito Santo e sul da Bahia, deixando o dia chuvoso nessas áreas, no centro-norte de Minas Gerais, no norte de São Paulo e no sul de Goiás. Chuvas volumosas atingem o norte do Mato Grosso do Sul e o estado do Mato Grosso a partir da tarde. Já no restante do Centro-Sul, o tempo fica mais firme com sensação de frio pela manhã e durante a noite, agradável ao longo do dia e com potencial para geada na Serra Catarinense.