Carnaval: frio de inverno, geada e mínimas próximas a 0°C

Recorde de baixa temperatura em Urupema neste mês, geadas nas Serras Catarinenses e temperaturas sub 10 na Região Sul em pleno mês de fevereiro. Entenda o padrão responsável pelo frio fora de época que atinge partes do Brasil durante o Carnaval.

Geadas em fevereiro de 2020 nas Serras Catarinenses
Serra Catarinense registrou geadas na manhã do sábado (22).

Muitos brasileiros estão sentindo uma amostra de temperaturas típicas de inverno em pleno fevereiro. O amanhecer de sábado por exemplo, teve temperaturas sub 10 nos estados da Região Sul do Brasil.

De acordo com as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a mínima mais baixa no Rio Grande do Sul foi de 6°C em São José dos Ausentes na Serra Gaúcha. Quaraí na região da Campanha, teve a segunda menor temperatura registrada, 6,4°C. No entanto, as demais partes do Estado também registraram amanhecer frio para esta época do ano.

O mesmo se repetiu em Santa Catarina. Em Urupema, a cidade mais fria do Brasil, na estação do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologista de Santa Catarina (CIRAM) o termômetro chegou a 0,2°C, um recorde para o mês de fevereiro. Segundo a Agência de Notícias São Joaquim Online, houve geadas isoladas em diversos municípios da Serra Catarinense no amanhecer de ontem, mas com ocorrências mais evidentes do fenômeno em São Joaquim, Capão Alto e Otacílio Costa.

Já no Paraná, a manhã gelada do sábado foi sentida no sul do Estado, como na região de General Carneiro (6,2°C) e Clevelândia (7,4°C). Estas temperaturas comuns de serem observadas nos meses de inverno tiveram relação com uma massa de ar frio que chegou no país neste fim de semana.

Neste domingo, novamente uma rodada de baixas temperaturas foram registradas no Sul. Em praticamente toda a Região, as mínimas ficaram abaixo dos 15°C, sendo que nas serras Gaúcha e Catarinense os valores chegaram a 5,9°C em Bom Jardim da Serra e aos 8,0°C em Cambara do Sul. O frio se intensificou nos estado de São Paulo e de Minas Gerais, com mínima de 12°C em Maria da Fé e em Campos do Jordão.

Por que frio em pleno verão?

Há pelo menos uma semana atrás, as previsões numéricas de tempo já vinham mostrando este padrão de tempo mais frio aos meteorologistas. Isso tem relação com o comportamento da corrente de jato, uma faixa estreita de ventos fortes em cerca de 11.000 metros de altura.

A corrente de jato normalmente está em altas latitudes durante o verão. Entretanto, neste mês está mais ao norte e apresentando uma orientação norte-sul muito exagerada. Nos últimos dias, um sistema de alta pressão nos níveis superiores da atmosfera se instalou entre o Pacífico Leste e o Estreito de Drake. Quando isto acontece, a corrente de jato se amplifica para o norte no Atlântico Sudoeste, permitindo que o ar frio de sul alcance o Brasil. Esta á uma das principais configurações para ondas de frio nos meses de inverno, o que explica as baixas temperaturas e geadas registradas em pleno verão.

Embora as temperaturas comessem aumentar no início da semana nas regiões resfriadas pelo ar frio, a trégua será curta. Os modelos de previsão sugerem que a mesma configuração descrita acima está prevista para se repetir no meio da semana. Em reposta a isso, condições mais frias para o atual período influenciarão partes do Brasil de novo.