Pancadas voltam a ocorrer na Região Sul nos próximos dias

Nos próximos dias o tempo firme predomina em boa parte do país, com previsão de chuva somente nos extremos norte, leste e sul. Na Região Sul, chove de forma irregular com maior potencial no estado do Rio Grande do Sul.

Imagens de satélite infravermelho
Sul volta a registra outra mudança do tempo, com possibilidade de chuvas isoladas nos próximos dias.

As duas primeiras semanas de abril vem sendo caracterizadas pelo tempo seco em boa parte do país, com chuvas volumosas concentradas no extremo norte. Mesmo com a passagem de frentes frias, as chuvas no Centro-Sul ocorreram de forma bastante irregular, principalmente na Região Sul.

Isso pode ser uma consequência do fenômeno La Niña, que contribui para o enfraquecimento do Jato de Baixos Níveis (JBN) e prejudica o transporte de umidade para a formação de nuvens de chuva. Com o enfraquecimento do fenômeno e sua extinção, o La Niña não deve influenciar nos próximos meses. No entanto, isso é assunto para outro momento.

Nos próximos dias, o tempo firme permanece em boa parte do país, com chuvas mais volumosas concentradas no extremo norte do país. Na Região Sul, volta a chover, porém ainda de forma muito irregular.

Distribuição e volume da precipitação nas próximas 72 horas

Como já comentado acima, as chuvas nos próximos dias irão se concentrar nos extremos do país, ocorrendo de forma mais volumosa na porção mais ao norte. Devido à uma fase favorável da Oscilação de Madden-Julian (MJO), a atividade convectiva no Norte é favorecida, com pancadas de chuva ocorrendo principalmente à partir da tarde em praticamente toda a Região, com tempo mais firme somente no sul do Tocantins, de Rondônia e do Acre.

Pelo fato de a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está mais deslocada para norte, condição normal a partir de agora, as chuvas mais intensas e volumosas ocorrem no norte do Pará e, principalmente, no leste do Amapá, com volumes em torno dos 150 mm nas próximas 72 horas.

O norte e leste da Região Nordeste também tem previsão de chuvas nos próximos dias. No entanto, as chuvas ocorrem devido à circulação dos ventos perpendiculares à costa e à formação de cavados. Pela manhã chove de forma isolada e com fraca intensidade e, à partir da tarde, com maior intensidade e com potencial para tempestades.

Volta a chover na Região Sul

E no Centro-Sul? O destaque fica para a Região Sul, onde uma região de cavado contribui para pancadas isoladas a partir do meio da tarde no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, no extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná nesta quarta-feira (14).

chuvas no oeste da Região Sul
Nesta quarta-feira há previsão de pancadas isoladas no oeste da Região Sul.

Na quinta-feira (15), as chuvas ocorrem com maior intensidade, porém, isoladamente, já pela manhã no centro-sul, oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, perdendo intensidade a partir do fim do período.

chuvas no Rio Grande do Sul
Na sexta-feira as chuva ocorrem de forma mais abrangente no Rio Grande do Sul no período da manhã.

Na sexta-feira (16), chove de forma mais abrangente no território gaúcho. Previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade pela manhã na metade sul e noroeste do estado. A partir da tarde, pancadas isoladas ocorrem em todo o norte e leste gaúchos. Devido à formação de um cavado, pancadas isoladas também atingem o meio-oeste e sul de Santa Catarina e o oeste e noroeste do Paraná, sendo neste último com risco para tempestades.