O tempo nesta semana no Brasil: ZCAS, chuvas de 200 mm e nova frente fria chegando ao país; confira a previsão
ZCAS continua atuando no Brasil e provocando chuvas intensas em boa parte do centro-norte do país, enquanto que uma nova frente fria chega mais no fim da semana.

A mudança de padrão de fato aconteceu com o aumento das chuvas no centro-norte do Brasil através da formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que irá atuar até meados da semana.
O processo de formação da ZCAS teve como contribuição o avançado de uma frente fria pelo centro-sul, que permitiu também a atuação de massa de ar frio, tão esperada, aliviando o calor intenso do fim de dezembro e dos primeiros dias de 2026.
Os acumulados da semana podem chegar aos 200 mm entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, mas com eventos de chuvas mais intensas até a quarta-feira (7). O sistema perdeu intensidade nas últimas previsões, diminuindo em 100 mm os volumes máximos previstos. No entanto, o risco de alagamentos, inundações e enxurradas continua.
Mais para o fim da semana, uma nova frente fria volta a mudar o tempo na Região Sul e a trazer potencial de chuvas de até forte intensidade.
Semana começa com alertas de chuvas intensas e volumosas
Nesta segunda-feira (5), os alertas de chuvas extremas mantêm o nordeste de Minas Gerais, para o Espírito Santo e porção norte do Rio de Janeiro. O período de maior risco é da madrugada até a tarde.
Nas demais áreas de Minas Gerais, em Goiás, no norte do Mato Grosso, no Tocantins, sul e centro-oeste do Amazonas, no sul e oeste da Bahia, há alertas de chuvas intensas e de tempestades.
Nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, as chuvas acontecem com fraca intensidade, com alerta somente para a porção norte paulista, onde há potencial de pancadas de chuva forte e de tempestades pontuais.

Na terça-feira (6), o padrão de ZCAS se mantém, com redução da intensidade das chuvas, mas trazendo os mesmo riscos para as mesmas áreas da segunda-feira (5). A diferença é que as chuvas aumentam no oeste de Minas Gerais e no norte de São Paulo, com redução da chance no leste paulistana no Rio de Janeiro.
Quarta-feira (7), a ZCAS começa a enfraquecer, com a banda de nebulosidade e chuva se inclinando e atuando mais sobre o estado de São Paulo. Assim, há alertas de chuvas intensas e de tempestades a partir da tarde sobre o centro-norte, sul e leste de São Paulo, sobre o Rio de Janeiro, a metade oeste de Minas Gerais, incluindo a região Belo Horizonte, boa tarde do Centro-Oeste, com exceção do sul e leste do Mato Grosso do Sul, e em praticamente todo o norte, com exceção da porção mais ao norte da Região.
Na Região Sul, aumenta o potencial de chuvas na metade sul do rio Grande do Sul, com previsão de pancadas isoladas no oeste, Campanha, região Central e Sudeste do estado.
Semana termina com nova frente fria no Sul e sem ZCAS
Na quinta (8) e sexta-feira (9), uma frente fria de fraca intensidade contribui para espalhar as chuvas por todo o Sul do Brasil. Os eventos de chuva mais expressivos acontecem a partir da tarde, mas de forma muito mais isolada. As regiões com maior potencial de chuvas, até o momento, são: a metade sul do Paraná, incluindo todo o leste, e o norte de Santa Catarina.

No restante do Brasil, as chuvas diminuem no centro-norte e passam a se concentrar mais na porção oeste e centro-sul do país, com chuvas mais expressivas sobre o Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo. Assim, não há mais o evento de ZCAS.