Ciclone vai atuar no Brasil após ZCAS: risco de tempestades severas em 5 estados; veja a previsão

Após dias de chuva extrema associada à ZCAS, o padrão do tempo muda e um ciclone deve provocar tempestades severas em 5 estados entre sexta (9) e sábado (10) no centro-sul do Brasil. Há risco de granizo, chuvas intensas e rajadas de vento com potencial de causar danos.

Formação de ciclone no próximo fim de semana deve causar tempestades severas no centro-sul do país. Na imagem, uma supercélula em Torres/RS. Créditos: Reprodução/Gabriel Zaparolli.
Mudança de padrão favorece tempestades severas no centro-sul do país. Na imagem, uma supercélula em Torres/RS. Créditos: Reprodução/Redes sociais/Gabriel Zaparolli.

A primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026 teve início no último domingo (4), trazendo chuvas extremas para diversas cidades, especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro.

Os maiores volumes de chuva foram registrados por estações meteorológicas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). De acordo com esses dados, choveu 158 mm Ubatuba (SP) no domingo (4) e 248 mm em Petrópolis (RJ), considerando as últimas 24 horas.

A ZCAS é um sistema é característico do verão na América do Sul, e deve persistir, pelo menos, até quarta-feira (7). Há alertas vigentes de chuvas extremas na Região Sudeste entre hoje (5) e amanhã (6).

No final da semana, a formação de um ciclone sobre a Argentina e seu deslocamento em direção ao Oceano Atlântico coloca o Rio Grande do Sul em risco para elevados volumes de chuva e rajadas extremas de vento. O deslocamento da frente fria associada ao ciclone, contudo, deixa alerta de tempestades intensas para 5 estados. Confira os detalhes.

Ciclone na Argentina deixa em alerta o Rio Grande do Sul

Entre sexta-feira (9) e sábado (10), uma região de baixa pressão está prevista para dar origem a um ciclone sobre o território argentino. Este sistema terá um deslocamento para sudeste de sua origem, passando sobre o Uruguai e sul do Rio Grande do Sul, até chegar no Oceano Atlântico.

Previsão de ciclone (representado pelo L dentro das linhas de pressão) e de probabilidade de chuva (escala de cores) neste sábado (10), de acordo com o ECMWF.
Previsão de ciclone (representado pelo L dentro das linhas de pressão) e de probabilidade de chuva (escala de cores) neste sábado (10), de acordo com o ECMWF.

Apesar dos maiores impactos previstos estarem sobre o Uruguai, devido ao trajeto do ciclone, parte do Rio Grande do Sul pode ser diretamente impactada, especialmente a área de fronteira com o Uruguai. Nos mapas abaixo, vemos o índice de previsão extrema (EFI) do modelo ECMWF para precipitação (esquerda) e rajadas de vento (direita), destacando este cenário para sábado (10).

EFI do ECMWF para precipitação (esquerda) e rajada de vento (direita) no próximo sábado (10). Créditos: adaptado de ECMWF.
EFI do ECMWF para precipitação (esquerda) e rajada de vento (direita) no próximo sábado (10). Créditos: adaptado de ECMWF.

Este índice destaca valores onde as variáveis previstas diferem - e muito - da climatologia da região. A escala de cores mostra onde os valores diários previstos são considerados ‘incomuns’ (valores entre 0.5 a 0.8) a ‘extremos’ (entre 0.8 e 1).

A rodada atual do ECMWF indica que a região de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai deve ser diretamente impactada pelo ciclone, com risco de volumes elevados de chuva e também por rajadas de vento incomuns (acima de 50 km/h).

O extremo sul do estado gaúcho deve ser o mais impactado, tanto para chuva quanto para rajadas de vento, que podem se aproximar dos 100 km/h no sábado (10). É importante destacar que a previsão dos modelos operacionais é atualizada a cada hora, sendo necessário acompanhar o desenvolvimento do sistema nos próximos dias.

Alerta de tempestades em 5 estados

Como vimos acima, o ciclone deve atuar mais fora do território brasileiro, contudo, sua frente fria associada irá afetar o centro-sul do Brasil. Cinco estados estão em alerta para tempestades potencialmente intensas, sendo eles:

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • Mato Grosso do Sul
  • São Paulo

As tempestades terão início no Rio Grande do Sul e na fronteira oeste do Mato Grosso do Sul (elevado potencial de severidade) ainda na madrugada de sexta-feira (9) para sábado (10), quando, mais tarde, avançam em direção aos demais estados. Estão previstos muitos raios, rajadas intensas de vento com potencial de danos, chuva intensa (alto volume em curto espaço de tempo) e risco de granizo em algumas áreas.

Previsão de tempestades no próximo sábado (10), de acordo com o ECMWF.
Previsão de tempestades no próximo sábado (10), de acordo com o ECMWF.

As tempestades têm maior potencial de intensidade nas seguintes localidades:

  • Centro-Oeste do Mato Grosso do Sul
  • Noroeste do Paraná
  • Centro-Nordeste do Rio Grande do Sul
  • Faixa leste de Santa Catarina
  • Litoral Sul de São Paulo

Indicadores de severidade mostram que há risco de granizo entre sexta-feira (9) e sábado (10) principalmente no Noroeste do Rio Grande do Sul, fronteira oeste entre Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Mas isso não quer dizer que não haja risco de tempestades intensas nas demais localidades do centro-sul do país.

Rajadas de vento se aproximam dos 100 km/h

Os maiores valores previstos de rajadas de vento estão no Sul do Rio Grande do Sul, onde os valores se aproximam dos 100 km/h na tarde do sábado (10), devido ao deslocamento do ciclone sobre a região.

Previsão de rajadas de vento neste sábado (10), de acordo com o ECMWF.
Previsão de rajadas de vento neste sábado (10), de acordo com o ECMWF.

Nas demais áreas do centro-sul do país, especialmente aquelas em tom de laranja no mapa acima, as rajadas de vento podem ultrapassar os 50 km/h, com potencial de danos em árvores e estruturas. Isso inclui a região da Campanha e Noroeste do Rio Grande do Sul, centro-leste de Santa Catarina, centro-norte do Paraná e centro-oeste do Mato Grosso do Sul.