Massa de ar frio chega ao Brasil nas próximas horas: queda brusca das temperaturas e geada em pleno verão; confira

Queda acentuada nas temperaturas são esperadas já nas próximas horas. A primeira massa de ar frio do ano derruba os termômetros e deixa áreas em alerta devido a previsão de geadas em pleno verão.
- Veja também: Primeira ZCAS do ano atua no Brasil em breve: volumes de mais 300 mm; saiba quando e onde
Ainda nas primeiras horas deste sábado (3), uma frente fria avançou sobre o Rio Grande do Sul, provocando mudanças significativas nas condições do tempo em todo o estado. O dia começou com céu encoberto e chuva em áreas próximas à divisa com O Uruguai e Argentina.
Nas próximas horas, o sistema frontal avança pelos demais estados da Região Sul e, além das chuvas, traz em sua retaguarda uma massa de ar frio. Esse ar mais frio promete derrubar as temperaturas neste primeiro fim de semana do ano e também no início da próxima semana.
Acompanhe, a seguir, a previsão do tempo para os próximos dias, com mais informações e detalhes sobre a atuação dessa massa de ar frio.
Temperaturas caem a partir deste sábado
A massa de ar frio já começa a influenciar parte da Região Sul na tarde deste sábado (3). As temperaturas máximas não superam os 24°C no sul do Rio Grande do Sul, deixando cidades como Pelotas/RS, Bagé/RS e Dom Pedrito/RS com sensação de frio mais acentuada. Com o avanço do sistema, ao final da noite de sábado (3), o ar frio já atua sobre o sul de Santa Catarina.

A manhã de domingo (4) será gelada nas Serras Gaúcha e Catarinense, com temperaturas variando entre 5°C e 7°C. Diante desse cenário, há possibilidade de ocorrência de geadas, mesmo em pleno verão de 2026. De forma mais ampla, as temperaturas também entram em declínio no restante do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
No Rio Grande do Sul, as mínimas variam entre 11°C na porção sudeste do estado e cerca de 16°C em municípios próximos à divisa com a Argentina. O frio também persiste durante a tarde, com máximas semelhantes às de sábado (3), não ultrapassando os 24°C.

Durante o amanhecer de domingo (4) em Santa Catarina e no Paraná, a atuação da massa de ar frio mantém as temperaturas mínimas entre 11°C no interior catarinense e no sul paranaense, chegando a 17°C nas áreas com menor influência do ar frio. À tarde, as temperaturas permanecem mais baixas no leste dos dois estados, com máximas inferiores a 24°C.
Semana começa gelada no Sul e Sudeste
Após uma sequência de dias com temperaturas elevadas sobre o Sudeste do Brasil, entre 26°C e até 32°C, a segunda-feira (5) será marcada por temperaturas mais amenas desde a madrugada.

Na Região Sul, áreas de serra podem registrar mais um dia com possibilidade de geada, com temperaturas próximas ou até abaixo de 5°C nos pontos mais elevados. No restante do Rio Grande do Sul, as mínimas variam entre 9°C e 13°C, cenário que se estende por boa parte de Santa Catarina, com exceção das áreas litorâneas. Confira a previsão para as capitais:
- Porto Alegre/RS - Mín: 16°C / Máx.: 25°C
- Florianópolis/SC - Mín: 15°C / Máx.: 23°C
- Curitiba/PR - Mín: 13°C / Máx.: 22°C
No Paraná, as temperaturas ficam em torno de 12°C em grande parte do estado, já que a massa de ar frio também avança sobre o Sudeste no início da semana. O ar mais gelado reduz as temperaturas para valores entre 16°C e 18°C no leste de São Paulo e no sul de Minas Gerais.

Durante a tarde, as temperaturas seguem mais baixas no leste de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e na Serra da Mantiqueira, com máximas entre 19°C e 25°C, com a atuação mais intensa da massa de ar frio. Já no oeste da Região Sul, as temperaturas voltam a subir gradualmente e, ainda na segunda-feira (5), os termômetros voltam a superar os 26°C.