Tromba d'água, temporais e ressacas no Sul e Sudeste marcam o começo de janeiro no Brasil; veja imagens

Uma tromba d'água em Paraty e ondas de até três metros em Santa Catarina evidenciaram a instabilidade climática que atingiu o Centro-Sul do Brasil nos últimos dias.

Devido a maré alta, carro é engolido pelo mar em Palhoça (SC).
Devido a maré alta, carro é engolido pelo mar em Palhoça (SC). Foto: Divulgação/@diogolazzaretti/ND Mais

O primeiro fim de semana de 2026 trouxe um cenário de alerta para o Centro-Sul do país, com eventos climáticos que variaram de inundações severas a fenômenos marítimos impressionantes. O que deveria ser um período de descanso transformou-se em uma corrida contra o tempo para moradores e equipes de emergência.

A combinação de umidade elevada e sistemas de baixa pressão resultou em transtornos logísticos e prejuízos materiais expressivos, evidenciando a força da natureza tanto no litoral quanto nas áreas urbanas.

Inundações e caos urbano na Região Metropolitana de São Paulo

No estado de São Paulo, as cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra foram as mais castigadas por tempestades. Entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, a precipitação intensa deixou carros submersos e casas completamente invadidas pela água e lama. No bairro Roncon, em Ribeirão Pires, o transbordamento danificou veículos estacionados em residências, enquanto outra família na cidade perdeu todos os seus pertences após o imóvel ser tomado pela inundação.

Chuva intensa alaga Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra deixando famílias ilhadas e prejuízos materiais.
Chuva intensa alaga Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra deixando famílias ilhadas e prejuízos materiais. Foto: Diário do Grande ABC/ Ribeirão Pires 24hrs

A situação em Rio Grande da Serra também foi crítica, especialmente no bairro Jardim Guiomar, onde a força da chuva provocou um deslizamento de terra. O incidente gerou rachaduras estruturais graves em uma residência, obrigando a moradora a abandonar o local imediatamente. Embora as perdas materiais ainda não tenham sido calculadas, o cenário é de devastação para dezenas de famílias que ficaram ilhadas.

Ressaca e alerta costeiro no litoral catarinense

Paralelamente aos problemas em São Paulo, o litoral de Santa Catarina enfrentou a fúria do mar. Uma combinação de maré alta, fase de lua cheia e vento sul provocou alagamentos costeiros e ressacas perigosas. Na Praia do Sonho, em Palhoça, um veículo modelo Gol foi literalmente engolido, ficando com água até a altura das janelas. O incidente acendeu um alerta para banhistas e motoristas que costumam transitar ou estacionar próximos à faixa de areia.

A Defesa Civil estadual emitiu um aviso de risco alto para a Grande Florianópolis, onde as ondas atingiram a máxima de 3 metros. Trechos da rodovia SC-401, também apresentaram pontos de retenção hídrica, complicando o fluxo de veículos. Na tarde desta segunda-feira (5) a maré alta causou novos alagamentos na SC-405, na região do Rio Tavares, principal via local.

Fenômenos visuais e instabilidade no Rio de Janeiro

No litoral fluminense, o destaque foi uma tromba d’água que impressionou banhistas na Praia de Martinho de Sá, em Paraty. O vórtice de vento giratório durou cerca de dois minutos e se dissipou rapidamente ao perder contato com a superfície marítima. Apesar do impacto visual assustador, a prefeitura informou que o evento não causou danos.

Fenômeno raro de tromba d'água assustou banhistas em Paraty durante manhã de instabilidade no Rio.
Fenômeno raro de tromba d'água assustou banhistas em Paraty durante manhã de instabilidade no Rio. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Esse tipo de ocorrência está diretamente ligado à instabilidade atmosférica provocada pelo ar quente e úmido na região. Mesmo sem estragos em Paraty, a recomendação é de vigilância, pois tais fenômenos podem representar riscos para pequenas embarcações.

Referências da notícia

VÍDEO: Tromba d'água impressiona banhistas em praia de Paraty. 04 de janeiro, 2026.

Imagem impressionante de carro ‘engolido’ por maré em praia de SC acende alerta aos banhistas. 04 de janeiro, 2026.

Temporal deixa Ribeirão Pires debaixo d'água neste domingo (4). 04 de janeiro, 2026.