Sul do Brasil vai enfrentar intenso contraste: de máximas de 40°C ao risco de geadas em pleno verão neste fim de semana

O avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil neste fim de semana vai trazer a primeira massa de ar frio do ano e provocar um contraste de temperatura de mais de 20°C entre os estados da Região.
Uma mudança de padrão já está em curso e começa nesta sexta-feira (2), com o posicionamento de uma frente fria no oceano que ajuda a organizar a umidade no Brasil Central e a aumentar o potencial de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Além deste sistema frontal, há uma segunda frente fria chegando ao Brasil e avançando de forma continental no fim de semana que irá trazer uma forte mudança do tempo no Sul do Brasil e, posteriormente, ajudará a dar suporte ao canal de umidade sobre o país, favorecendo a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) na próxima semana.
O que chama a atenção é o efeito desse sistema na Região Sul, que vai favorecer um contraste térmico de mais de 20°C com temperaturas máximas em algumas localidades não passando dos 15°C e, em outras, chegando aos 40°C.
Confira a seguir, a previsão para a Região Sul no fim de semana.
O tempo no fim de semana na Região Sul
Na madrugada do sábado (3), uma frente fria se forma sobre o Uruguai, chegando ao Rio Grande do Sul no início da manhã e provocando chuvas pontuais de até forte intensidade no Oeste e na região da Campanha. O sistema avança ao longo do período e leva as instabilidades para a região Central e região de Porto Alegre. No fim da manhã, o sistema contribui mais para o aumento da nebulosidade do que para chuvas no norte do Rio Grande do Sul, no sul e oeste de Santa Catarina.

Atenção para o avanço do sistema que traz potencial de de intensas rajadas de vento no estado de até 90 km/h no estado do Rio Grande do Sul.
Devido ao deslocamento da frente fria, uma massa de ar frio começa a avançar e os ventos mais frios passam a atuar de forma mais efetiva no fim de manhã no Rio Grande do Sul. Esse seria o período das máximas no estado e não por volta das 15 horas. Assim, as maiores temperaturas no território gaúcho atingem o 30°C no Oeste, Noroeste, Central e na região de Porto Alegre. Nas áreas mais ao sul, as temperaturas ficam entre 20 e 24°C e, nas mais elevadas, não passam dos 18°C.

No período da tarde, a frente fria tem dificuldade em avançar e fica mais restrita ao norte do Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina. Essa condição faz com que o ar mais quente no Brasil Central se desloque em direção ao Sul do Brasil e haja o empoçamento do ar quente no Paraná e nas demais regiões de Santa Catarina.
Assim, as máximas podem atingir os 40°C no norte de Santa Catarina por volta do meio da tarde. No Paraná, as temperaturas ficam mais amenas, mas passam dos 30°C, chegando aos 34°C na porção central do estado.
O alívio do calor acontece por volta do fim da tarde e início da noite. No entanto, há atenção para os risco de vendavais que podem atingir os 80 km/h no leste de Santa Catarina e do Paraná.
No domingo (4), as temperaturas ficam muito amenas em todo o Sul do Brasil em razão da influência da massa de ar frio. As temperaturas mínimas ficam abaixo dos 10°C nas regiões mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com previsão de até 5°C, mas se aplicar uma correção em relação ao que é registrado com o que é previsto pelos modelos, há a possibilidade de temperaturas de 2 a 3°C, ou seja, potencial de geadas em pleno verão.

Nas demais áreas do Sul, as temperaturas variam de 9 a 15°C no Rio Grande do Sul, de 8 a 18°C em Santa Catarina e de 15 a 20°C no Paraná. As temperaturas máximas do dia não devem passar dos 25°C na maioria das localidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Já no Paraná, as temperaturas máximas podem chegar aos 30°C, no entanto, em Curitiba, a previsão é de 19°C.