Frente fria provocará intensa mudança e elevado risco de transtornos no Sudeste; veja a previsão

Neste final de semana, a região Sudeste registrará tempestades severas e uma queda expressiva das temperaturas - que mudará completamente o panorama meteorológico em SP, RJ, MG e ES já nos primeiros dias de 2026.

Imagem de Sátelite (infravermelho) nesta sexta-feira às 13h45.
Imagem de Sátelite (infravermelho) nesta sexta-feira às 13h45 destaca tempestades localizadas se formando em praticamente toda a região Sudeste, causando chuvas localmente fortes.

Ao longo desta sexta-feira (2), a circulação de ventos e umidade associados à passagem de uma frente fria já está causando a formação de pancadas de chuva sobre a região Sudeste. Graças à essa situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas para todos os estados da região.

O INMET emitiu avisos de perigo para São Paulo, Minas Gerais (exceto extremo nordeste do estado), Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Há risco de chuvas de até 100 mm no dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo.

Já nesta sexta-feira (2), as tempestades trazem risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, enchentes em rios e deslizamentos em áreas de risco. Mas esses riscos continuam ao longo do final de semana.

Tempestades continuam no final de semana

Entre o sábado (3) e o domingo (4), o sistema se desloca em direção norte e a chance de chuvas no estado de São Paulo cai consideravelmente, embora ainda exista possibilidade de chuvas mais fracas e localizadas.

Previsão de probabilidade de chuva no domingo durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva no domingo durante a tarde mostra possibilidade de formação de tempestades severas sobre os estados de RJ, ES e MG, e uma pequena parte de SP.

As chuvas mais fortes se concentrarão sobre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde tempestades intensas podem se formar e causar grandes transtornos para a população ao longo do primeiro final de semana de 2026.

Ao total, os acumulados de chuva até quarta-feira (7) podem chegar perto dos 300 mm numa faixa que abrange os três estados, ocasionando alagamentos grandes, transbordamentos de rios e deslizamentos de terra nos próximos dias.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final da quarta-feira.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final da quarta-feira mostra que os volumes podem chegar a quase 300 mm numa faixa que compreende grande parte de MG, RJ e ES.

Junto às chuvas intensas, chega também uma intensa massa de ar frio na região Sudeste - que traz consigo uma tendência forte de queda das temperaturas ao longo dos próximos dias.

Temperaturas esfriam no Sudeste

Essa massa de ar frio começa a avançar por São Paulo já no domingo (4), e até a segunda-feira (5) estará sobre todo o território da região Sudeste, afetando o tempo em SP, RJ, MG e ES. O sistema fará as temperaturas caírem nos próximos dias, trazendo um alívio expressivo para a onda de calor que assolava a região nos últimos dias de 2025.

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no final da segunda-feira.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no final da segunda-feira mostra uma massa de ar frio atuando sobre todo o território da região Sudeste, fazendo as temperaturas caírem.

Já no próprio domingo (4), a maior parte dos municípios da região Sudeste registrará máximas abaixo dos 30°C durante a tarde, sinalizando condições de calor muito mais amenas do que as registradas na semana passada.

A exceção é uma área ao norte do estado de São Paulo, entre Bauru, Araçatuba e Presidente Prudente, onde temperaturas um pouco acima dos 30°C ainda podem continuar sendo registradas, especialmente devido a uma menor incidência de nuvens e chuvas.

Previsão de anomalias de temperatura entre os dias 5 e 12 de Janeiro (modelo ECMWF).
Previsão de anomalias de temperatura entre os dias 5 e 12 de Janeiro (modelo ECMWF) mostra que os termômetros permanecerão abaixo da média sobre as regiões Sul e Sudeste.

Ainda assim, tudo indica que a semana que vem será marcada por um clima com temperaturas mais amenas sobre a região Sudeste, como pode ser observado na imagem acima. Junto às chuvas severas, isso representa uma intensa mudança do tempo já nos primeiros dias de 2026.